Aumenta o tamanho das fontes
FEMSA e Raízen anunciam encerramento da joint venture
Transição conjunta e amigável do Grupo Nós reforça o compromisso das empresas com a transparência, a continuidade operacional e o foco estratégico de longo prazo

São Paulo, setembro de 2025 — A FEMSA, varejista mexicana e operadora das lojas de proximidade OXXO, e a Raízen, gigante do setor de distribuição de açúcar, etanol e combustíveis, anunciam o encerramento de sua joint venture criada em 2019 para a formação do Grupo Nós. A conclusão da operação, realizada por meio de redistribuição de participações societárias, está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no Brasil, bem como ao cumprimento das demais condições precedentes estabelecidas em contrato.
O processo de transição ocorre de forma amigável, estratégica, planejada e conjunta, refletindo uma reorganização entre os acionistas, que decidiram seguir caminhos independentes. O movimento busca fortalecer a atuação competitiva de ambas as companhias em seus segmentos, assegurando o compromisso com a transparência, a continuidade operacional e o cumprimento integral dos compromissos financeiros assumidos.
Dessa forma, após a conclusão da Transação, a operação dos mercados OXXO no Brasil será 100% liderada pela FEMSA, alavancando a força de sua marca global, com mais de 40 anos de presença da marca em mais de 25.000 lojas nos Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Peru e Brasil. Já a operação das lojas Shell Select e Shell Café retornarão à gestão integral da Raízen, com cerca de 1.300 unidades, para desenvolver soluções de conveniência para os consumidores da sua rede de distribuição de combustíveis Shell.
Essa divisão visa reforçar a atuação de ambas as companhias em seus respectivos mercados, mantendo a continuidade operacional e o cumprimento de todas as obrigações financeiras anteriormente assumidas.
“Agradecemos imensamente a colaboração com a Raízen, fundamental para consolidar a presença do OXXO no Brasil. À medida que damos o próximo passo rumo à autonomia, continuamos totalmente comprometidos em fortalecer e expandir o OXXO neste mercado vibrante. O Brasil permanece como um foco fundamental na estratégia de crescimento de longo prazo da FEMSA”, conta Constantino Spas, conta Constantino Spas, CEO Proximidade Américas e Divisão de Mobilidade da FEMSA.
"A parceria com a FEMSA trouxe para a Raízen maior conhecimento sobre a operação própria e desenvolvimento de novos processos e tecnologias. A decisão de encerrar a joint venture reflete a maturidade da operação e está alinhada à nossa estratégia de simplificar o portfólio. Com isso, executaremos com ainda mais foco e agilidade a Oferta Integrada Shell, gerando valor para nossos parceiros", comenta Rodrigo Patuzzo, Diretor de Serviços Financeiros da Raízen e Membro do Conselho Administrativo do Grupo Nós.