Fundação Raízen forma mais de 10 mil jovens pelo programa Ativa Juventude

Somente em 2023 foram mais de 4.800 jovens capacitados nas regiões em que a companhia está presente

São Paulo, 4 de janeiro de 2024 - A Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos e que tem a Raízen como mantenedora, acaba de encerrar o ano letivo e está celebrando a formação de cerca de 4.800 jovens que participaram do programa Ativa Juventude em todo o Brasil. A iniciativa visa impulsionar estudantes de escolas públicas em fase de transição para o ensino médio a descobrirem suas vocações e caminhos profissionais. Em 2019, quando foi iniciado, o movimento almejava formar 10 mil alunos até 2024, contudo, a meta foi atingida em 2023, reforçando o comprometimento da Fundação com o desenvolvimento socioemocional de adolescentes.

Comprometida com a expansão de seus programas, a Raízen, principal mantenedora da Fundação, estabeleceu em 2020, o compromisso público de executar, até 2030, essas tecnologias sociais em 100% dos territórios onde opera. Ao término de 2023, a instituição atingiu o patamar de estar em 58% destes locais, compreendendo um total de 60 municípios, além de impactar positivamente outras 13 cidades do entorno.

"Nossa metodologia e dedicação estão baseadas na crença que investimos nesses jovens com o principal objetivo de fomentar o aprendizado e o protagonismo em uma fase essencial da vida. É necessário desenvolver o potencial destes jovens para transformar suas próprias histórias, de suas famílias e de todo o entorno. É por isso que a celebração de conclusão é um momento tão significativo, onde unimos toda a comunidade escolar para celebrar essa jornada de crescimento, inspirando nossos jovens a sonhar e a continuar sua trajetória educacional de forma potente" afirma Paula Benevides, Diretora Presidente da Fundação Raízen.

Além da conquista da meta de alunos formados, a Fundação Raízen replicou o programa Ativa Juventude em 100% dos territórios em que há parques de bioenergia da Raízen este ano. Com isso, passam a ser atendidos 31 municípios entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Importante também destacar que em 2023, a Fundação atendeu 23 novos territórios, estes nos estados do Pará, Ceará, Paraíba, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao todo, a iniciativa beneficiou 58 municípios e 155 escolas.

“Vemos com muito orgulho esses resultados, que são reflexo dos objetivos palpáveis que estamos traçando para beneficiar dezenas de comunidades. Queremos atuar cada vez mais próximos de crianças e jovens que encontram na nossa Fundação a oportunidade de se desenvolver e buscar a transformação do seu futuro”, reforça Paula Benevides.

Em 2024, a instituição iniciará a implementação, do Ativa Comunidade Escolar, novo programa em parceria com o BNDES que beneficiará 405 escolas em 90 municípios brasileiros até 2027, tendo como objetivo fortalecer as ações de gestores escolares, professores e da comunidade para tornar os anos finais do ensino fundamental mais atrativos aos alunos.  Além disso, planeja continuar a expansão do programa Ativa Juventude para 20 novos municípios e formar mais 4 mil jovens, com uma atuação consistente e relevante para a sociedade.