Grupo NÓS chega ao mercado com as marcas Shell Select e OXXO

Joint venture entre a Raízen e a Femsa Comercio irá alavancar o setor no Brasil unindo uma das principais redes de lojas de conveniência do País e a líder de proximidade na América Latina
São Paulo, agosto de 2020 - Um novo player chega ao mercado brasileiro para impulsionar o comércio varejista, consolidar o ecossistema digital nos hábitos do consumidor e movimentar a geração de empregos no País. O Grupo NÓS é a joint venture entre a Raízen, licenciada da marca Shell, e a Femsa Comercio, multinacional líder no segmento de lojas de conveniência e de proximidade na América Latina, com o propósito de se aproximar dos clientes e facilitar seu dia a dia. "O Grupo NÓS nasce com a responsabilidade de liderar o mercado brasileiro de conveniência e proximidade e ser reconhecida como a rede mais confiável do mercado, se tornando uma forte marca empregadora com potencial de gerar milhares de empregos. Vamos entregar conveniência, agilidade e rapidez, qualidades que resultam em um item valioso: o tempo. Queremos aproximar e facilitar a rotina dos nossos clientes e permitir que eles tenham mais tempo para se dedicarem a ficar com as pessoas que amam e fazer o que mais gostam", explica Rodrigo Patuzzo, CEO do Grupo NÓS. Parte central da estratégia de crescimento dos negócios, o mercado de conveniência em postos de combustível tem alto potencial de crescimento no Brasil, País com uma das taxas de penetração mais baixas do mundo - abaixo de 20%. Enquanto isso, a vizinha Argentina tem 75% de lojas de conveniência em postos de combustível, este índice ultrapassa 80% em países como Estado Unidos e Austrália e atinge praticamente todos os postos da Alemanha. De olho neste setor, nos últimos anos a Raízen desenvolveu uma nova geração de lojas Shell Select, com investimentos robustos apostando em operação simplificada, custos operacionais menores e uma experiência mais intuitiva para o consumidor. Esse movimento resultou em um aumento médio no faturamento de aproximadamente 20% em comparação ao formato anterior. Hoje, a rede conta com 1.070 lojas em todo o País. Com a joint venture, a marca Shell Select irá fortalecer ainda mais o relacionamento com o franqueado ao disponibilizar melhor oferta, maior apoio de consultores às lojas e adoção de melhores práticas. As lojas de conveniência continuarão exclusivamente nos postos Shell, operando nos modelos de franquia e operação própria. A primeira loja Shell Select com operação do Grupo NÓS foi inaugurada no início de junho, em Campinas, no interior de São Paulo. Ingressando no segmento de proximidade no Brasil por meio da marca OXXO, a companhia planeja abrir as portas de seu primeiro endereço em outubro, no centro de Campinas. Com uma estrutura e ofertas mais competitivas, os consumidores terão itens de padaria, hortifruti, bomboniere, açougue, pet shop, bebidas, mercearia, higiene e limpeza para reposição diária com a praticidade de endereços próximos a suas casas e em locais de grande circulação, como arredores de metrôs e terminais de ônibus. O Grupo NÓS pretende inaugurar 500 pontos de venda nos próximos três anos, entre lojas Shell Select e OXXO. O cenário atual da pandemia de Covid-19 acelerou processos previstos nas operações das marcas para atender as demandas e os novos hábitos e comportamento dos consumidores, que passam a ser mais digitais. Todos os negócios já nascem com os sistemas conectados, com serviço de delivery e estruturação de ecossistema digital amplo. A expansão das redes de lojas também impulsionará a criação de novos empregos no momento de recuperação econômica e do mercado de trabalho pós isolamento social. Ainda em 2020 devem ser feitas 500 contratações de profissionais para atuarem nas operações do grupo e nos pontos de venda. A estimativa é que sejam abertos milhares de novos postos de trabalho nos próximos anos. A OXXO, marca de conveniência e proximidade concebida pela Femsa Comercio, foi criada em 1978 e é um dos maiores varejistas do mundo com mais de 18.000 lojas na América Latina. A rede se destaca pela qualidade em execução, uma forte e consistente estratégia de expansão, profissionalização na operação de lojas e de reconhecimento por parte dos consumidores. Em 2017, a Interbrand, consultoria global de marcas, nomeou a OXXO como a marca de varejo mais valiosa do mercado mexicano. Sobre a Raízen Somos a Raízen - uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável. É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar. Somos grandes - temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia - e uma planta de etanol 2G - com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 99% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia. Com uma rede de revendedores de mais de 7.300 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos. Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações - por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19'20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.