Marca Shell e Waze firmam parceria para melhorar a experiência do motorista

Integração entre o app de navegação e Shell Box tornarão a jornada do cliente ainda mais conectada 

São Paulo, maio de 2019 – A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, anuncia com o Waze uma parceria para integrar o app Shell Box – que permite realizar pagamentos e traz ofertas dos postos de combustíveis da marca – na plataforma de navegação. Os motoristas que estiverem usando o Waze e pararem em um posto Shell passarão a receber uma notificação no app contando sobre as novidades que facilitarão o abastecimento do veículo na hora do pagamento com Shell Box, entre outras facilidades.

A estratégia busca facilitar os trajetos dos motoristas melhorando a experiência de uso ente os aplicativos, além de reforçar as mensagens da marca e aumentar a visitação aos postos. Esta é uma iniciativa inédita que reforça o conceito de Humanologia da marca Shell, no qual a companhia aposta na tecnologia a serviço das pessoas, com o objetivo de que o cliente saia do posto sempre melhor do que entrou.

“Nossos postos tiveram mais de 1,2 milhões de navegações em 2018, originárias das campanhas feitas com o Waze. Com a integração entre os aplicativos, temos uma oportunidade única de parceria que irá beneficiar milhares de usuários com uma utilização ainda mais fluida e prática para encantar nossos consumidores”, explica Marcelo Couto, diretor de Marketing da Raízen, que licencia a marca Shell no Brasil.

A parceria traz outra novidade pioneira. A marca Shell é um dos primeiros anunciantes a pilotar o mais novo formato de audiência do Waze intitulado Loyalty Targeting (Segmentação por Lealdade). Este formato permite aos anunciantes a capacidade de engajamento com os motoristas que visitaram seus locais nos últimos 7, 14 ou 30 dias. Esta iniciativa possibilita encontrar usuários que nunca navegaram até os postos e ativá-los no momento mais propício, permitindo oferecer mensagens customizadas para os clientes. Em testes realizados, o uso de Loyalty Targeting trouxe um aumento de 173% na taxa de navegações para os postos Shell, superando expectativas e aumentando a venda de combustíveis em apenas uma semana. Esse resultado virou referência no mercado, evidenciando o potencial do formato e da parceria entre Raízen e Waze.  

“É uma imensa satisfação realizar esta parceria com a marca Shell, que traz para os usuários brasileiros uma experiência mais fluída no momento da compra. O Waze é o maior aplicativo de navegação social do mundo, com mais de 115 milhões de usuários ativos mensais, e o brasileiro é um dos principais públicos do app - são mais de 6,2 milhões de usuários apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro, se conectando à plataforma por cerca de uma hora e meia por dia.”, explica André Loureiro, diretor geral do Waze para a América Latina. “Com o Waze, as marcas têm a oportunidade de interagir com consumidores em trânsito de maneira utilitária, transformando pontos de vendas em destinos e comunicando próximo aos momentos de compra. Nossos parceiros podem oferecer benefícios relevantes de acordo com o destino de cada usuário, como acontece com esta parceria com a marca Shell”, completa o executivo.

Sobre Shell Box

O Shell Box é o aplicativo da marca Shell que permite realizar pagamentos nos postos de forma rápida, sem precisar retirar os cartões, notas ou esperar pela máquina de cartão. O app consolida o calendário de promoções, concede descontos, prêmios e outras facilidades - como o acúmulo de pontos que podem ser trocados por milhas Smiles ou descontos em abastecimentos.

Além disso, como forma de pagamento, o usuário pode escolher entre cadastrar o cartão de crédito direto no aplicativo, vincular sua conta PayPal e até mesmo utilizar crédito no Mercado Pago. Ele também pode acessar o histórico de pagamento e conferir quais postos possuem o Shell Box disponível.

Sobre a Raízen

A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do País, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.

Com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 7.000 postos da marca Shell – além de cerca de 1.000 lojas de conveniência Shell Select, considerando Brasil e Argentina. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 103,9 bilhões na safra 18´19.

São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que produzem cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar.

As unidades têm capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzem, por ano, 3,64 TWh de energia elétrica a partir da biomassa, dentre elas o bagaço da cana-de-açúcar. Por meio de sua atuação no mercado livre de energia em conjunto com a WX Energy, a empresa comercializou cerca de 16,6 TWh de energia na safra 18´19.

Nos segmentos de transporte, indústria e varejo, a Raízen comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis, e opera em todas as regiões do País por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.

Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

A Fundação Raízen desenvolve uma relação sustentável e cooperativa com as comunidades vizinhas às suas unidades, tendo beneficiado mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania.