Nova campanha da marca Shell traz a melhor versão do seu carro com a nova gasolina Shell V-Power

Combustível ganha filme assinado pela Monkey-land e uma robusta estratégia de marketing que reforça seus atributos e benefícios para todos os tipos de clientes e motores

São Paulo, 05 de dezembro de 2022 - Recém-lançada pela Shell e comercializada pela Raízen, empresa licenciada da marca, a nova e exclusiva Shell V-Power acaba de ganhar uma estratégia de comunicação e marketing 360°. Além do filme publicitário para TV aberta e fechada, que enfatiza os benefícios do mais moderno pacote de aditivos para combustíveis já lançado pela Shell, a campanha traz uma grande estratégia de mídia, que inclui estreia no intervalo do programa Domingão com Huck, no último domingo (04). O plano de mídia contempla portais digitais e mídias sociais, ações com influenciadores, presença em eventos de grande porte e merchandising veiculados no programa Show do Esporte, da Band.

Assinada pelo estúdio criativo monkey-land, a campanha baseou-se num insight simples: Shell V-Power é uma marca muito poderosa e foi o primeiro combustível aditivado do Brasil. Além disso, o país hoje é o segundo maior mercado no mundo para aditivados. Para comunicar todos os benefícios da nova fórmula, portanto, a monkey buscou ressaltar essa fortaleza da marca usando o recurso da aliteração de palavras começadas com "V”, como V-Power. Outro destaque é o fato das ações terem sido pensadas especialmente para o consumidor brasileiro, desmistificando também que o produto seja exclusivo para carros importados e esportivos.

“Estamos bastante entusiasmados com essa campanha, pois ela consolida nossos esforços em mostrar para os consumidores que o novo combustível aditivado traz benefícios para todos os carros e públicos, uma vez que mantém seu motor funcionando como novo”, afirma Otávio Azeredo, diretor de marketing da área de combustíveis da Raízen. “Buscamos continuamente novas formas de conexão com um consumidor que está em constante transformação e mostrar a eles como podemos agregar em sua rotina em movimento é fundamental. Por isso, decidimos retratar um momento comum de suas vidas, dentro do posto de combustível, e reforçar todos esses benefícios”, completa Azeredo.

Desenvolvido globalmente após cinco anos de pesquisa, a nova gasolina Shell V-Power conta com a tecnologia INFINITY, que limpa até 100% dos resíduos que reduzem a performance do motor a cada abastecimento, rejuvenescendo o seu desempenho e proporcionando a sensação de carro novo. Seu uso contínuo ainda pode trazer uma economia de combustível.

“Na criação da campanha procuramos um argumento que se conectasse com a nova proposta de valor do produto e com a história dessa marca tão icônica. Assim, além da brincadeira da "língua do V", quisemos evidenciar que V-Power é indicada para todos os tipos de carro - do vintage ao valente, do veloz V-8 aos carros de viagem" afirma Ricardo Forli, da Monkey-land. “E, para provar esse ponto de uma maneira divertida, gravamos com 15 carros de diferentes tipos e épocas", completa Forli.

Os aditivos da marca Shell são usados e recomendados pela Scuderia Ferrari, parceira da Shell há mais de 75 anos e uma das maiores referências em exigência e qualidade no segmento automobilístico em todo o mundo. A Shell V-Power também é o único combustível da categoria recomendado pela BMW-M e pela Ducati.

“A Shell está presente no país há mais de 100 anos e a Shell V-Power Gasolina é uma referência no mercado brasileiro. Devido à sua importância, somos o 4º país no mundo a lançar esse novo produto, entre os 68 países que o comercializa. Por isso, consideramos importante trazer um KV (Key Visual) único. Dessa forma, conduzimos pesquisas qualitativas com os consumidores e entendemos melhor suas conexões com seus carros e, consequentemente, com os combustíveis aditivados. No Brasil, o carro está envolto em uma série de associações que acabam reforçando aspectos emocionais e, por isso, além de performance, optamos em ocupar outros territórios e incluir um tom mais emocional e humano em nossas mensagens e comunicações”, acrescenta Azeredo

O vídeo está disponível neste link.

Estratégia de lançamento 360°

Além da campanha a ser lançada, nas últimas semanas foram realizadas diversas ativações apresentando a nova e exclusiva Shell V-Power, entre elas uma arquibancada e um lounge exclusivos da marca Shell no Grande Prêmio de São Paulo, com a presença de influenciadores e famosos. A marca também patrocinou a exposição “50 anos de GP no Brasil”, realizada na Oca do Ibirapuera, e trouxe um espaço com uma comunicação visual que reforça os diferenciais do produto e, principalmente, sua conexão com a Scuderia Ferrari.

A estratégia ainda inclui a produção de conteúdos exclusivos para TV e redes sociais, como a que contou com a participação dos pilotos da Ferrari para o canal digital Acelerados, e as ações de merchandising, veiculadas no programa Show do Esporte, da Band. Como sustentação, a empresa ainda traz uma robusta estratégia de influenciadores, peças digitais e ativação em grandes eventos, como a Stock Car, além de materiais específicos de ponto de venda distribuídos em mais de 4 mil postos Shell e mais de 450 mil cupons de desconto exclusivos para abastecimento da nova Shell V-Power via aplicativo Shell Box.

FICHA TÉCNICA

Campanha: Shell V-Power

ESTÚDIO: monkey-land

CRIAÇÃO: Gabriel Soeiro, Jessyca Silva, Guilherme Cruz, Leonardo Claret e Toni Fernandes

DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Toni Fernandes e Leonardo Claret

OPERAÇÕES E NEGÓCIOS: Anelene Putini, Laís Martins e Ricardo Forli

MIDIA: André Massuda, Natalia Sugui, José Silva e Rodolfo Costa

SHELL: Marina Flores Scozzafave, Veridiana Lemos Borghi, Letícia Arismedes, Marina Urso

Produtora de Imagem: Barry Company

Produção executiva: Krysse Mello e Ana Flávia Di Luca

Direção: Quinto

1 AD: Carolina Guariento

2 AD: Andrea Cristina de Campos

Atendimento: Daniela Silva e Carolina Teixeira

Diretor de fotografia: Will Etchebehere

Diretora de arte: Luana Demange

Diretor de produção: Telma Fonseca

Coordenação de produção: Aline Ara

Secretária de produção: Daiana Müller

Produtor: Eduardo Estevez

Figurinista: Juliana Prysthon

Produtor de elenco: Diogo Ferreira

Pós Produção: Barry Company

Finalização: Bussola Post

Coordenação de Pós: Ale Cois

Assistente de coordenação de Pó : Sabrina Comar

Motion: Alvaro Bautista

Montador: Guilherme Bechara

Finalizador: Bruno Magosso

Color Grading: Acauan Pastore

Produtora de Som: Evil Twin Music

Produção Musical: Luiz Ortega

Sfx e Finalização: Gustavo Boselli e Andre Davila

Locução: Andrio Barbosa

Coordenação de produção e Atendimento: Juliana Tangary, Lígia Barros e Thais Becker

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.