Raízen fornece certificados de energia renovável a evento mundial sobre sustentabilidade

São Paulo, novembro de 2019 - A Raízen, reconhecida no mercado como uma empresa integrada de energia, líder na produção de açúcar, etanol e bioenergia no país, será a responsável por fornecer certificados de energia renovável ao maior evento mundial voltado para inovação em sustentabilidade, o Sustainable Brands São Paulo 2019, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera.

A conferência, que recebe em cada edição – nacional e internacional – milhares de participantes em dois dias de diálogos, workshops e palestras com especialistas, contará com esse fornecimento através da aquisição de RECs (sigla em inglês para Certificados de Energia Renovável) gerados pela Raízen a partir da produção de energia de biomassa.

Para que a empresa esteja apta a gerar e comercializar RECs, é necessário o registro em no sistema global chamado I-REC Standard, o qual atesta que a Raízen segue critérios internacionais de sustentabilidade para a produção de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar. “Somos uma companhia que tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, gerando soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do País através de um extenso portfólio de geração de energia que envolvem biomassa, biogás, etanol de segunda geração e solar”, explica Marina Carlini, gerente de Sustentabilidade da Raízen.

A Raízen é referência em bioeletricidade gerada por meio de biomassa vegetal, sendo autossuficiente no fornecimento de energia em suas unidades agrícolas e com capacidade de distribuir para o grid volume suficiente para abastecer anualmente uma cidade do tamanho do Rio de Janeiro.

Sobre a Raízen

A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do País, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.

Com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 7.000 postos da marca Shell – além de cerca de 1.000 lojas de conveniência Shell Select, considerando Brasil e Argentina. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 103,9 bilhões na safra 18´19.  

São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que produzem cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar.  

As unidades têm capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzem, por ano, 3,64 TWh de energia elétrica a partir da biomassa, dentre elas o bagaço da cana-de-açúcar. Por meio de sua atuação no mercado livre de energia em conjunto com a WX Energy, a empresa comercializou cerca de 16,6 TWh de energia na safra 18´19.

Nos segmentos de transporte, indústria e varejo, a Raízen comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis, e opera em todas as regiões do País por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.

Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

A Fundação Raízen desenvolve uma relação sustentável e cooperativa com as comunidades vizinhas às suas unidades, tendo beneficiado mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania.