GOVERNANÇA

A sustentação do ESG

O pilar de governança permite a consistência dos critérios ESG e direciona a empresa rumo a um desenvolvimento consciente. Uma gestão interna robusta, contando com a definição de processos claros e o acompanhamento de indicadores e tendências de mercado, garante ética, transparência e crescimento. Esta é uma diretriz que suporta a tomada de decisão visando a resiliência e a perenidade do negócio.

Ética e Transparência

Governança, o G de ESG é indissociável da perenidade do negócio e, portanto, da sua sustentabilidade

Estamos alinhados às melhores práticas de mercado, buscando sempre evoluir nesse pilar. Governança Raízen: Respeitando a tradição com um olhar disruptivo para o futuro. Herdamos de nossos acionistas – Royal Dutch Shell e Cosan – um modelo de governança corporativa pautado em ética, transparência, segurança e geração de resultados. A esse modelo, incorporamos tendências inovadoras e pioneiras.

Nossas ações são pautadas por um plano estratégico e uma governança forte

Realizamos um processo de materialidade, no qual consultamos as principais partes interessadas da companhia para identificar e definir 7 temas materiais que são relevantes para as diferentes realidades de nossos modelos de negócio. São eles:

  • Mudanças climáticas e transição energética
  • Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
  • Governança, ética e compliance
  • Inovação, desenvolvimento e economia circular
  • Relacionamento com comunidades
  • Direitos humanos, diversidade e inclusão
  • Desempenho econômico-financeiro e expansão dos negócios
Nossas ações são pautadas por um plano estratégico e uma governança forte
Pautados nos temas acima, desenvolvemos o Plano Estratégico de Sustentabilidade da Raízen, com metas e ações de longo prazo, com envolvimento de nosso C-level. Isto possibilitou um salto de maturidade da companhia, nos permitindo um posicionamento mais sólido, para lançarmos nossos compromissos públicos para 2030.

Compromissos

Gestão Interna

A identificação e a gestão de possíveis riscos e oportunidades de cada um de nossos negócios é altamente relevante para a competitividade e crescimento da companhia. Nossa experiência nesse tema é reflexo de boas práticas empreendidas e aprimoradas ao longo de década pelas acionistas (Shell e Cosan).

Para isso, nosso conselho de administração conta com uma estrutura de comitês de suporte, que identifica riscos e oportunidades com visão multidisciplinar, abordando os temas: finanças, auditoria, remuneração, responsabilidade social e corporativa.

É no comitê de auditoria que são discutidos os fatores de riscos diversos do negócio. Nossa metodologia de identificação e gestão de riscos e oportunidades funciona assim: 

Gestão Interna
Planos de ação
Planos de ação
Todas as áreas são desafiadas a identificar os fatores, internos ou externos, capazes de impactar nossos resultados e/ou o atingimento dos objetivos da companhia. 
Essa avaliação forma a matriz de riscos — incluindo riscos climáticos -avaliação de riscos e oportunidades climáticas — , revisada anualmente e é alinhada ao nosso plano de negócios de cinco anos.
Com essa definição, são elaborados planos de ações, destinando recursos para controle e mitigação.
Adicionalmente, para evitar riscos de parada da operação em casos de contingências, temos um Plano de Continuidade dos Processos de Negócios Críticos, que identifica processos delicados a serem considerados.  

CERTIFICAÇÕES

A busca por melhores práticas, o cuidado com a transparência do impacto que geramos e o compromisso com nossas compras sustentáveis, nos mobilizam a obter certificações que atestam o diferencial dos nossos processos e, ao mesmo tempo, agregam valor aos nossos negócios.

CERTIFICAÇÃO BONSUCRO

Bonsucro é uma certificação internacional voluntária, que visa garantir sustentabilidade no setor sucroenergético, de modo a garantir elevados critérios econômicos, ambientais e sociais em todo o processo de cultivo de cana-de-açúcar e derivados.

Fomos a primeira empresa do mundo a ser certificada no padrão Bonsucro e somos a única a assumir o compromisso de certificar todas as nossas plantas industriais. 

Atualmente 23 dos nossos 31 parques de bioenergia em operação já têm a certificação. Para isso, impulsionamos esses critérios em nossas operações e engajamos nossos parceiros na jornada pela sustentabilidade, por meio do Programa ELO, incentivando e dando suporte para que todos os atores se mantenham alinhados às melhores práticas ambientais e sociais.

Parques de bioenergia certificados:

Clique para baixar os Planos de Gestão Ambiental (PGA) de cada parque de bioenergia! 

MAIS CERTIFICAÇÕES

ISO/IEC - 17025

Norma internacional para padronização de testes laboratoriais aplicável a laboratórios de calibração e ensaio, acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Unidades certificadas: Bonfim

ISCC

Certificação internacional em sustentabilidade e carbono (ISCC), que assegura conformidade com parâmetros da União Europeia para a produção sustentável na Diretriz da Energia Renovável (RED) (EU-RL 2009/28/EC). Detemos o certificado para o nosso etanol de segunda geração.

KOSHER

Certificação internacional que assegura padrões de produção de acordo com as leis judaicas de alimentação (Kashrut).

Unidades certificadas: Costa Pinto, São Francisco, Tarumã, Maracaí, Paraguaçu, Barra, Diamante, Univalem, Bonfim, Junqueira, Caarapó

Environmental Protection Agency (EPA)

Environmental Protection Agency (EPA)

Registro na Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – exigência para a comercialização de biocombustível de etanol naquele país.

Unidades certificadas: Bom Retiro, Costa Pinto, Rafard, Santa Helena, Tarumã, Maracaí, Paraguaçu, Ipaussu, Barra, Diamante, Dois Córregos, Benálcool, Destivale, Univalem, Gasa, Mundial, Bonfim, Serra, Araraquara, Junqueira

HALAL

HALAL

Certificação internacional que assegura padrões de produção de acordo com as leis islâmicas de alimentação (Halal).

Unidades certificadas: Costa Pinto, São Francisco, Tarumã, Maracaí, Paraguaçu, Barra, Univalem, Bonfim, Caarapó

FSSC 22000

FSSC 22000

Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, reconhecida pelo Global Food Safety Initiative (GFSI), baseado nos requisitos da ISO 22000 e da ISO/TS 22002-1.

Unidades certificadas: Tarumã, Maracaí, Paraguaçu, Barra, Caarapó

California Air Resources Board (CARB)

California Air Resources Board (CARB)

Entidade regulatória da Califórnia (EUA) que supervisiona a conformidade da produção e do transporte de combustível alinhada ao Padrão de Combustível de Baixo Carbono (Low Carbon Fuel Standard), vigente naquele estado.

Unidades certificadas: Costa Pinto, Rafard, Santa Helena, Maracaí, Paraguaçu, Ipaussu, Barra, Benálcool, Univalem, Gasa, Bonfim, Serra, Araraquara, Junqueira

ISO 9001

ISO 9001

Norma reconhecida internacionalmente que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), comprovando nossa capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de clientes e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis.

Unidades certificadas: São Paulo, Piracicaba, Bom Retiro, Costa Pinto, Rafard, Santa Helena, São Francisco, Tarumã, Maracaí, Paraguaçu, Ipaussu, Barra, Diamante, Dois Córregos, Santa Cândida, Paraíso, Benálcool, Destivale, Univalem, Gasa, Mundial, Bonfim, Serra, Tamoio, Araraquara, Junqueira, Caarapó, Jataí

Sedex Global

Sedex Global

Plataforma que permite armazenar, compartilhar e comunicar informações de produção e qualidade com nossos clientes.

Unidades certificadas: Costa Pinto, Tarumã, Maracaí, Barra, Bonfim

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental

A norma ISO 14001, reconhecida e aceita internacionalmente, define os requisitos para colocar um sistema da gestão ambiental em vigor. Ela ajuda a melhorar o desempenho das empresas por meio da utilização eficiente dos recursos e da redução da quantidade de resíduos, ganhando assim vantagem competitiva e a confiança das partes interessadas.

Unidades certificadas: Terminais de distribuição e escritórios administrativos

OHSAS 18001 - Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional

OHSAS 18001 - Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional

Norma usada para um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho que ajuda uma organização no controle dos seus riscos e a melhorar o seu desempenho neste âmbito. A norma contêm uma abordagem sistemática para a identificação dos perigos e eliminação ou minimização dos riscos dos perigos identificados.

Unidades certificadas: Terminais de distribuição e escritórios administrativos

Renovabio

O RenovaBio é o programa brasileiro de incentivo à produção de biocombustíveis e faz parte de uma tendência global de políticas públicas de descarbonização.
O programa estabelece alguns parâmetros de funcionamento: metas de descarbonização setorial; metas individuais para as distribuidoras; pegada de carbono individual para as usinas produtoras e um mercado de créditos de descarbonização (CBios).
A Raízen é o único player do mercado que atua nas duas frente do programa. Saiba mais aqui.

Premiações e reconhecimentos

Reduza - Bonsucro awards

Reduza - Bonsucro awards

O programa ReduZa, que objetiva reduzir a captação de água por meio de tecnologias inovadoras de reaproveitamento, ganhou o reconhecimento na 8ª edição do Bonsucro Inspire Awards 2019. 

ELO - CEPAL | ONU

O Programa ELO, que incentiva e apoia a melhoria contínua das práticas de nossos fornecedores de cana-de-açúcar, foi tema de um estudo de caso do Repositório de casos sobre o Big Push para a sustentabilidade no Brasil, desenvolvido pelo escritório no Brasil da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas.

Programas e fóruns

Fazemos questão de fazer parte dos principais fóruns de sustentabilidade para estar por dentro das tendências e atuar de maneira ativa na construção de negócios cada vez mais responsáveis e geradores de impacto positivo. 

  • Rede ACV

    A Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida visa criar um ambiente de cooperação para o uso da ferramenta ACV no Brasil e nós fazemos parte, com o objetivo de estar a par das melhores práticas do mercado.

  • CDP Benchmark Club

    O CDP é uma iniciativa do setor financeiro que se tornou o principal banco de dados internacional com foco em mudanças climáticas, água e florestas. O objetivo é entender a evolução das empresas e cidades em relação aos temas. O CDP Benchmark Club é um programa premium que funciona no sistema de membership e conta com ferramentas para identificarmos ainda mais oportunidades de melhoria e transparência. 

  • CDP Supply Chain

    Já o programa CDP Supply Chain tem uma abordagem colaborativa que contribui para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. O programa incentiva as organizações a engajarem seus fornecedores com foco na análise dos riscos e oportunidades associados às mudanças climáticas e à gestão de emissões de gases do efeito estufa. 

  • ABBI

    Somos associados efetivos da Associação Brasileira de Bioinovação, e nosso objetivo é participar da vanguarda do futuro sustentável da indústria no Brasil e no mundo.

  • UNICA

    Entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil. Trabalhamos junto à UNICA, com o objetivo de desenvolver a competitividade do setor sucroenergético brasileiro.

Responsabilidade pela cadeia

Nossa jornada de sustentabilidade vai além de nossos portões. Entendemos que podemos e devemos atuar fora de nossas fronteiras, incentivando melhores práticas por toda a cadeia de fornecimento.

Cana-de-açúcar

Trabalhamos em parceria com nossos fornecedores terceiros, construindo uma consciência sustentável ampla, por meio do suporte à melhoria contínua.

Contamos com uma plataforma integrada de redução de riscos e geração de valor e temos programas de sustentabilidade, independente da origem da matéria-prima, que já cobrem mais de 90% da cana que abastece todas as nossas operações: a certificação Bonsucro e o programa ELO.

Vídeo

PROGRAMA ELO

Aproximadamente 50% da cana que moemos vem de fornecedores. Por esse motivo, precisamos promover e engajar nossos parceiros em iniciativas relacionadas à sustentabilidade econômica, à responsabilidade ambiental e ao respeito aos direitos humanos e trabalhistas.

Essa é a proposta do ELO, um programa pioneiro e único no mundo, alinhado à certificação Bonsucro, que busca apoiar a melhoria contínua dos fornecedores de cana, promovendo o desenvolvimento sustentável. É um programa responsável, influente no meio agro e, acima de tudo, transformador. Atualmente, mais de 94% do volume de cana adquirida por meio de contratos de longo prazo já faz parte do programa.

Para conhecer mais sobre o programa, clique aqui.

Compras sustentáveis & garantia de fornecimento

Compras sustentáveis é tema material para todos os nossos negócios – etanol, açúcar, distribuição de combustíveis e bioenergia.

Isso porque ESG e sustentabilidade estão diretamente ligados a supply chain:

Propósito

    Ser referência para o mercado como uma área de excelência em supply chain

    Estabelecer relações sustentáveis com os fornecedores que geram valor para o negócio, respeitando a sociedade e o meio ambiente

E, para chegar lá, contamos com uma gestão robusta em toda a nossa cadeia de fornecimento, com políticas bem definidas que estabelecem critérios sociais e ambientais a serem seguidos por nossos fornecedores e com avaliação e monitoramento contínuo.

Nossas ações

    Supplier Relationship Management

    Semana de Ativação de ESG em Suprimentos

    Prêmio Parceiro Raiz

    Semana do Respeito

    Fórum de Compras Sustentáveis

    Imersão em sustentabilidade com capacitação de 100% do time