Social

Carreiras na Raízen: saiba mais como é estagiar na empresa

Conheça talentos que escolheram a Raízen para começar suas carreiras e seguem ampliando o seu melhor com a gente.

Por: Times de Comunicação Corporativa e Gente da Raízen Data: 28/04/2023 Tempo de leitura: 8 Minutos

Escolher uma empresa para colaborar quando você inicia sua vida profissional não é uma tarefa simples. Afinal, existem muitas coisas a serem consideradas, muitas possibilidades de caminhos para seguir e é por isso que ter apoio e orientações necessárias nas primeiras experiências pode impactar positivamente a jornada.

Aqui na Raízen, temos um propósito transformador de redefinir o futuro da energia e para isso, temos um lugar com oportunidades para pessoas que queiram se desafiar e que tenham ambição de crescer.

Uma das formas de começar essa jornada profissional com a gente, é por meio de alguns dos nossos programas voltados a quem está dando seus primeiros passos, como o Programa de Estágio Raízen. Nele, pessoas que estão na graduação têm a possibilidade de começar a escrever o seu futuro e contribuir para transformarmos o mundo.

O Programa de Estágio da Raízen é diferenciado porque apresenta oportunidades em diversas áreas e estados. E ser uma dessas pessoas que participa do estágio permite viver a cultura RAIZ na prática, dentro de um lugar que promove autonomia, dinamismo e ainda é um dos maiores grupos empresariais privados do Brasil.

As pessoas estagiárias vivenciam uma trilha completa de desenvolvimento. A jornada delas inicia com a integração, com processos de integração bem estruturados com treinamentos, acompanhamento da liderança e do time de Gente da Raízen e uma imersão nos processos e negócios da nossa empresa.

Essa jornada de crescimento também resulta em uma alta taxa de efetivação: dos participantes do programa em 2022, 65% conquistou uma posição efetiva aqui na Raízen.

 

 

Conheça a trilha de desenvolvimento do Programa de Estágio

 

Integração

Em seus primeiros dias com nosso time, as pessoas estagiárias conhecem mais sobre nossa rotina, nossos processos e cultura.

Cultivando o conhecimento

Depois da integração, chega o momento de focar em seu desenvolvimento e evolução. É nessa etapa que nossas pessoas estagiárias começam a fazer uma imersão nos negócios, realizam bate-papos com as lideranças, treinamentos e momentos para falar mais sobre carreira e autoconhecimento.

 

 

Plantando o futuro

Desenvolvimento de um projeto de estágio, amadurecendo e aprimorando os conhecimentos sobre área de interesse escolhida.

 

 

Minha energia transforma

Ao final da jornada, as pessoas estagiárias têm a possibilidade de fazer um balanço sobre seus aprendizados na Raízen. Além disso, é o momento de pensarem em seus próximos passos de carreira, com a oportunidade de seguirem fazendo parte da equipe.






Do estágio a liderança: evolução de carreira na Raízen

Aqui, incentivamos carreiras que se movimentam com nossa história e com propósito e a prova disso é a Marília Oliveira é gestora de operações do setor de Geração de Vapor, que foi uma universitária que se interessou pela empresa e começou sua carreira conosco porque viu aqui “um espaço de valorização das pessoas, respeito pela diversidade e incentivo ao protagonismo de mulheres” – uma empresa que realmente encoraja a presença feminina em cargos de liderança.

Já a Raízen escolheu a Marília por sua dedicação, sua vontade de crescer e ampliar o seu melhor. E foi assim que, 2 anos depois de começar sua carreira com a gente, a Marília foi efetivada em um cargo de gestão.

Por aqui, desde o início, nossos colaboradores e colaboradoras embarcam em uma jornada de muito aprendizado, parceria e evolução junto a um time empenhado em entregar o seu melhor para construir o futuro que deseja.

 

“Com certeza, isso abriu portas para minha carreira. Comecei como estagiária, fui efetivada em cargo de gestão e sei que tenho apoio para me desenvolver e buscar oportunidades para cargos superiores.”

- Marília Oliveira sobre nossa trilha de desenvolvimento


Aprendizados do Programa de Estágio da Raízen

Quem participa do Programa de Estágio sabe que a Raízen é o lugar para tirar suas ideias do papel, desafiar-se todos os dias, trocar experiências e unir conhecimentos para chegar aos melhores resultados.

Thuane Espírito Santo é um exemplo disso. Ela participou do programa há 2 anos como estagiária de tech. Hoje, continua atuando na área, mas agora como analista no time de otimização e performance.

Ela acredita que tudo o que aprendeu e segue aprendendo aqui a ajuda a crescer e se tornar uma profissional cada vez melhor:

“Na Raízen, aprendi a ver na prática como a tecnologia funciona como meio para atingir um propósito e facilitar o trabalho de várias pessoas. Também aprendi a lidar com situações que causam impacto em vários níveis porque aqui tudo é muito grande. Tive espaço para fazer perguntas em todas as reuniões, consegui conhecer muitas pessoas participando de treinamentos e o time sempre foi muito disposto a ouvir e a ensinar. Eu realmente tive feedbacks que me ajudaram a compreender os passos que eu precisava dar para crescer na empresa.”


Já para Pedro Aguiar, que atualmente é estagiário no time de negócios agrícolas e cuida do desenvolvimento do nosso portfólio de parceiros, participar do Programa de Estágio da Raízen foi a oportunidade de tornar seu sonho em realidade: trabalhar no setor canavieiro.

Quando soube que o Programa de Estágio da Raízen estava aberto, Pedro correu para se inscrever. E foi assim que ele acabou vivendo várias experiências com a gente:

 

“Sinto que a Raízen me estimula a buscar me capacitar e me diferenciar cada vez mais. No meu dia a dia, tenho a oportunidade de conviver com pessoas muito competentes e que me estimulam a crescer junto.”

 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais da história da Marília, da Thuane e do Pedro? Essas são algumas das pessoas que tiveram a oportunidade de estagiar na Raízen e foram incentivadas a se desafiar para evoluir constantemente por aqui.

Se você também é uma pessoa inquieta, questionadora e quer trabalhar hoje pensando no amanhã, faça como ele e elas e confira mais informações sobre nosso Programa de Estágio. Com duas edições anuais, você terá possibilidade de protagonizar uma grande transformação em sua carreira.

Quer ser protagonista e construir sua própria história? Então, vem que tem futuro para você na Raízen.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!