Sustentabilidade

Plástico: seu ciclo e inovações mais sustentáveis

O plástico de origem renovável, produzido a partir da cana-de-açúcar, é uma solução importante e benéfica para o meio ambiente. Entenda!

Por: Times da Raízen e da Braskem Data: 25/11/2022 Tempo de leitura: 20 Minutos

Olhe ao redor e conte quantos itens são feitos de plástico. Embalagens, materiais de escritório, sacolas, partes de veículos, garrafas... ele está até nas nossas roupas, em tecidos como o poliéster.

Além do plástico comum – de origem fóssil –, existe também o plástico de origem renovável, uma alternativa mais sustentável para o material tradicional e que contribui para a redução de impacto negativo no meio ambiente.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o plástico comum, conhecer o plástico de origem renovável e ver por que essa solução tem se mostrado cada vez mais importante.

Boa leitura!

 

 

 

O que é plástico?

O plástico é um tipo de molécula chamada polímero. “Poli” significa “muito” e “mero” quer dizer “unidade”.

Os polímeros estão presentes em incontáveis substâncias da natureza, como no colágeno (proteína responsável pela elasticidade da pele) ou na celulose (principal componente das células das plantas). Até mesmo o DNA é um polímero!

E onde o plástico entra nisso? O plástico comum é um polímero sintético (fabricado a partir de meios industriais), diferentemente dos outros polímeros que acabamos de citar, que são naturais.

Os termoplásticos, por sua vez, são os polímeros do plástico que a maioria das pessoas conhece – aquele que pode ser moldado em praticamente qualquer formato. Os mais utilizados são o polietileno (PE), polipropileno (PP), cloreto de polivinila (PVC), poliestireno (PS) e nylon (PA6 e PA6,6).

Mas existe mais uma categoria: os biopolímeros. Eles são uma alternativa interessante para o plástico comum, pois possuem processos produtivos mais sustentáveis. Esses tipos de plásticos são produzidos a partir de fontes naturais, como plantas, e podem ser utilizados em diversos produtos que levam o polímero tradicional.

 

 

De onde vem o plástico?

O plástico comum tem origem fóssil. Ele vem do petróleo (extraído do subsolo, em terra firme ou no oceano), que, ao chegar na refinaria, é convertido em outras substâncias – os derivados do petróleo.

Um desses derivados é a nafta, matéria-prima utilizada na fabricação de plástico comum. “Plástico” é uma palavra de origem grega e tem como significado “aquilo que pode ser moldado”.

 

 

 

O que é plástico de origem renovável?

Os plásticos de origem renovável são feitos a partir de plantas. A empresa Braskem, por exemplo, é líder mundial na produção de biopolímeros em escala industrial e emprega diversas tecnologias para a produção desse tipo de plástico.

Uma delas é a resina PE (polietileno) que está sob a marca I'm green™ bio-based, que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima.

O maior diferencial do plástico de origem renovável é a captura de gás carbônico durante o processo produtivo.

Leia também: Pegada de carbono: tire suas principais dúvidas sobre o assunto!

 

 

Qual é o ciclo do plástico?

O bioplástico I’m green™ bio-based, da Braskem, é de fonte renovável e é totalmente reciclável. Ele também é chamado de polietileno I’m green™ bio-based e vem da cana-de-açúcar e etanol da Raízen (matérias-primas para o eteno, que é um polímero usado na fabricação de plástico).

Você sabia que 1 hectare de cana é suficiente para a produção de 7200 litros de etanol? E que rende 3 toneladas de polietileno de origem renovável?

Depois de prensada, a cana é transformada em etanol. O etanol da Raízen é transportado para a Braskem, desidratado e convertido em eteno renovável por meio de um processo exclusivo da empresa. Esse eteno é transformado em polietileno e EVA (biopolímeros), que farão parte de diversos tipos de embalagens e artigos que você utiliza em seu dia a dia.

O bioplástico I’m green™ bio-based passa por um ciclo de produção eficiente, seguro e sustentável.

Ele utiliza o mesmo maquinário do plástico comum (ou seja, não demanda a compra de novos equipamentos) e é certificado pelo padrão Bonsucro, que atesta a responsabilidade social e ambiental das empresas nas etapas da fabricação.

Ainda, o produto passa por um rigoroso processo de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) que permite avaliar e gerenciar os impactos ambientais ao longo do processo, como por exemplo a pegada de carbono. A pegada de carbono do plástico I’m green™ bio-based é negativa, porque a cana-de-açúcar captura carbono, que fica estocado no polímero.

 

 

 

Qual é o papel da inovação na produção de plástico?

A inovação se faz importante na produção de plástico principalmente no que tange a sustentabilidade e a economia circular.

O plástico feito a partir da cana-de-açúcar é uma inovação porque tem a mesma função que o plástico tradicional, podendo ser usado em diversos produtos, como calçados, embalagens, itens de higiene pessoal, bens duráveis etc.

A Braskem produz o plástico de origem renovável I’m green™ bio-based há mais de 10 anos. A empresa é líder mundial na produção de biopolímeros em escala industrial, sendo pioneira no setor ao oferecer uma alternativa para o plástico de origem convencional.

Do lado de dentro da empresa, soluções inovadoras ajudam na otimização dos processos produtivos, na qualidade dos produtos e na economia de recursos.

 

 

 

Benefícios em produzir e utilizar plástico de origem renovável

A produção e o consumo de plástico de origem renovável são relativamente recentes, se comparados com o uso do plástico convencional. Entre as vantagens desse produto estão:

  • Conservação. A cana-de-açúcar proporciona recuperação do solo, em comparação com o plantio de outras culturas.
  • Combate às mudanças climáticas. Ele captura CO2 da atmosfera no processo de produção, contribuindo para diminuir os gases do efeito estufa (GEEs).
  • Versatilidade. Por ter as mesmas propriedades técnicas do plástico comum, pode ser utilizado em diferentes segmentos de mercado.
  • Economia de custos. O método de fabricação também é o mesmo, então não é necessário investir em novas máquinas.
  • Circularidade. Quando o produto final já não for útil, o plástico renovável pode ser reciclado nas cadeias tradicionais de reciclagem e, assim, o ciclo se reinicia.
  • Demanda crescente. A busca por soluções sustentáveis é cada vez maior, por isso, as marcas que se alinham a essa tendência têm isso como um diferencial.
  • Respeito à legislação ambiental. Os governos também estão implementando medidas para reduzir as emissões de carbono na atmosfera
  • Desenvolvimento de tecnologias e inovação. Para aprimorar as formas de produção sustentáveis, são utilizados mecanismos de automação, análise e inteligência artificial.

 

 

Exemplos de plásticos mais sustentáveis

É comum a associação de plásticos de origem renovável (bioplástico) a plásticos biodegradáveis, mas bioplástico é um termo amplo, que se refere a todos os plásticos de base biológica, biodegradáveis ou ambos.

Há fatores que diferenciam os dois conceitos, como a composição e a espessura do produto final, por exemplo, e assim, a biodegradação pode levar de dias até meses ou anos.

Existem dois tipos de bioplástico. O primeiro é de base biológica e biodegradável. O segundo é de base biológica, mas não biodegradável. Esse último tem a mesma composição dos plásticos comuns, portanto, podem ser reciclados (volta à produção de um novo produto) usando a infraestrutura já existente.

Como citamos, o plástico de origem renovável mais popular no Brasil é produzido pela Braskem, o I’m green™ bio-based, que tem a cana-de-açúcar da Raízen como matéria-prima.

 

 

 

Qual é a importância da sustentabilidade na cadeia do plástico?

Não é surpresa alguma que o plástico seja considerado um dos materiais mais versáteis do mundo.

Sua maleabilidade, durabilidade e o potencial de transformação por meio do calor e da pressão fizeram com que ele se tornasse um substituto popular para outros materiais.

No caso da indústria de biopolímeros, o compromisso com a sustentabilidade serve para estimular a inovação nos processos e produtos que consigam reduzir a dependência brasileira pelo consumo de plástico vindo de origem fóssil, como por exemplo, a redução no excesso de resíduos gerados a partir dos processos produtivos e consumo de materiais por meio da adoção dos princípios da economia circular, e, assim, diminuir a emissão de gases de efeito estufa e outros danos ao meio-ambiente.

A sustentabilidade representa uma era de consumo consciente, mesmo com relação ao plástico – material tão necessário para o homem moderno.

 

Como o plástico renovável é produzido?

De forma bem resumida, a cana-de-açúcar é transformada em etanol e depois convertida em resinas plásticas.

A Raízen é referência global em bioenergia e leva energia para pessoas do mundo todo por meio de um portfólio diversificado de produtos sustentáveis. Dentre eles, está o etanol, comprado pela Braskem para produzir o plástico I’m greenTM bio-based.

A partir do olhar questionador e voltado para a inovação e sustentabilidade, a Raízen adota o princípio de economia circular em todo o seu negócio, processo produtivo e produtos.

Esse olhar de circularidade evidencia o aproveitamento dos subprodutos da cana-de-açúcar, que contribuem diretamente com o meio ambiente, gerando menos resíduos industriais e criando produtos mais sustentáveis que ajudam a limpar a matriz energética brasileira.

Assim, vale destacar como ocorre a relação de cadeia sustentável entre Raízen e Braskem para produção do plástico I’m greenTM bio-based:

  1. Ainda na Raízen, a cana-de-açúcar é colhida, descarregada e prensada.
  2. Depois, ela passa pelo processo de produção de álcool etanol, que é enviado para a Braskem.
  3. Já nas instalações da Braskem, o etanol é transformado em eteno renovável e dá origem ao plástico renovável I’m green™ bio-based.
  4. As resinas de polietileno e EVA são encaminhadas para a indústria de transformação e dão origem aos produtos desejados: aquela infinidade de objetos que são feitos a partir do plástico em diversos segmentos de mercado.

Além da sua atuação na produção de plástico de origem renovável, a Braskem também produz plástico de origem pós-consumo, conhecido também como plástico reciclado. Esse tipo de resina termoplástica é feita a partir do plástico descartado adequadamente, tendo passado pelo processo de reciclagem e com potencial de ser utilizado em novos produtos.

 

Produção de plástico de origem renovável no Brasil

A Braskem foi a primeira empresa a desenvolver a tecnologia de produção de plástico usando a cana-de-açúcar e continua, até hoje, como líder no segmento.

O plástico renovável I’m greenTM bio-based da Braskem foi criado em 2010 e, desde a inauguração da unidade industrial, são produzidas 200 mil toneladas por ano.

Em 12 anos de operações, a marca vem contribuindo para amenizar mudanças climáticas e reduzir impactos ambientais em diversos setores da economia com milhares de produtos comercializados no Brasil e no mundo que já usam plástico de origem renovável.

Estima-se que a emissão de mais de 5 milhões de toneladas de CO2 já foram evitadas ao longo desse período, o equivalente a mais de um ano de emissões de veículos em uma cidade com as proporções de São Paulo.

O plástico renovável da Braskem pode ser utilizado em setores como:

  • Agronegócio – tubos de irrigação, bombonas e embalagens para agroquímicos
  • Alimentos – embalagens para a proteção de pães, frutas, café, açúcar e refeições prontas congeladas
  • Bebidas – embalagens cartonadas e plásticas de água, leites, sucos e até mesmo tampas e rolhas de vinho
  • Esportes e calçados – gramas sintéticas, tapetes de ioga, tatames, calçados e tênis esportivos
  • Automotivos – dentro do veículo, há diversos componentes como os tapetes, além das embalagens de aditivos e óleos automotivos
  • Vestuário – roupas, capas de chuva, solados de tênis e até mesmo peças íntimas, como sutiãs.

A lista não para por aí: cosméticos, produtos de higiene, produtos de limpeza, utilidades domésticas, brinquedos e até mobiliários utilizam o plástico renovável da Braskem. Para identificá-los, basta procurar pela marca I’m green™ bio-based e ficar tranquilo com sua escolha consciente!

 

 

A produção e o descarte do plástico sustentável têm tudo a ver com a lógica da economia circular. Clique e saiba mais sobre o tema!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!