Programa de voluntariado da Raízen beneficiou cerca de 150 mil pessoas no último ano-safra

Iniciativa reúne ações de impacto social e ambiental em localidades onde a companhia opera, com participação de milhares de colaboradores

São Paulo, 10 de junho de 2022 – O programa VOAR (Voluntários em Ação Raízen) impactou de forma positiva direta e indiretamente cerca de 150 mil pessoas e beneficiou mais de 100 instituições no ano-safra 21’22 (de abril de 2021 a março de 2022). Ao todo, foram aproximadamente 5 mil horas dedicadas a ações de impacto social e ambiental, em locais onde a Raízen tem atuação, com participação de mais de 2.700 voluntários e voluntárias.

O VOAR faz parte da estratégia de Performance Social da Raízen, na frente de Tecnologias Sociais, e tem como objetivo fortalecer a cultura de voluntariado, como forma de contribuir para o desenvolvimento social na cadeia de valor da companhia. “O programa proporciona experiências significativas para comunidades do entorno de nossas operações e para colaboradores, impulsionando toda uma rede de solidariedade”, explica Fernanda Ferraz, gerente de Performance Social da Raízen.

No último ano-safra, o programa ofereceu diversas abordagens de impacto social positivo, como a primeira edição do Desafio VOAR, competição solidária entre equipes que contou com mais de 760 voluntários e voluntárias, que beneficiaram 25 instituições sociais.

O período também foi marcado por ações de solidariedade, a exemplo da Campanha do Agasalho, que arrecadou cerca de 14 mil peças de roupas e cobertores. Voluntários e voluntárias do VOAR também arrecadaram mais de 4 toneladas de alimentos não perecíveis, doados para instituições filantrópicas. Além disso, a Campanha de Natal beneficiou cerca de 3 mil crianças que receberam presentes após terem suas cartinhas adotadas por colaboradores da Raízen, disponibilizadas em um sistema da companhia.

O VOAR oferece ainda um projeto de Mentoria Social, em que voluntários e voluntárias mentoram jovens atendidos pela Fundação Raízen, por meio do programa Ativa Juventude, voltado a estudantes de escolas públicas em fase de transição para o ensino médio. O principal objetivo é ajudar esses adolescentes a serem protagonistas na elaboração de seus planos de futuro. Foram mais de 1.100 sessões de mentoria, beneficiando 440 jovens.

A temática da segurança, estratégica para a companhia, também foi trabalhada por voluntários e voluntárias do VOAR, que realizaram ações em escolas sobre conscientização e prevenção de incêndios, levando o tema para mais de 650 crianças. Na Semana Nacional de Trânsito, o programa organizou ações de montagem e doação de bicicletas para instituições nas cidades de Barra Bonita e Rafard, no interior de São Paulo.

Iniciativas de impacto ambiental positivo também fazem parte do VOAR. Ações de plantio de árvores mobilizaram aproximadamente 400 pessoas, que plantaram mais de 1.100 mudas nativas. No futuro, as árvores representarão a captura de 191,2 toneladas de CO2 equivalente.

“Nossa intenção é garantir uma atuação cada vez mais conectada com as megatendências e agendas globais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a fim de contribuir para o futuro da energia renovável, e o VOAR é parte importante desse processo”, diz Fernanda. “Além disso, as ações de voluntariado resultam em melhores indicadores internos de

clima organizacional e impulsionam as trocas de aprendizagem, transformando e revelando competências individuais de colaboradores que participam do programa”, conclui a executiva.

Sobre a Raízen

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton. de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura com mais de 60 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.