Aumenta o tamanho das fontes
Raízen lança serviço de assinatura de carregadores elétricos para frotistas
Inédito no mercado, solução ‘Charging as a Service’ oferece carregadores rápidos homologados de corrente contínua DC 30 kW, com potência para abastecer carros, vans e caminhões utilitários leves em até duas horas

São Paulo, 7 de novembro de 2022 - A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, lança um novo serviço de carregamento elétrico por assinatura específico para o público de frotas, o Charging as a Service, que terá comercialização nacional. A novidade será apresentada durante a Fenatran, feira que reúne os principais players do segmento de transporte e logística, que acontece de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo.
Novidade no setor, a solução oferece carregadores rápidos homologados DC 30 kW, com potência para abastecer carros, vans e caminhões utilitários leves entre uma e duas horas, dependendo do tamanho da bateria do veículo. O modelo é ideal para concessionárias e frotistas que têm muitos veículos e precisam de velocidade no carregamento. Além de ser um equipamento mais econômico e de fácil instalação, a assinatura permite o pagamento por período, dispensando a necessidade de grandes investimentos de imediato.
Por se tratar de um carregador de corrente contínua (DC), conforme disponível em estações de carregamento rápido com potências elevadas, é possível recuperar rapidamente a autonomia do seu veículo comercial. A solução Charging as a Service também inclui uma plataforma digital de gestão e inteligência energética, que informa quanto de energia foi consumida durante as recargas e a Raízen ficará responsável por realizar manutenções preventivas para garantir a operacionalidade do equipamento, que vem de fabricantes que têm nível de excelência global. Para as empresas aderirem ao serviço é preciso estarem conectadas a unidades de baixa tensão em um sistema trifásico.
Para os clientes do serviço de carregamento por assinatura, a companhia também oferece apoio em todo o processo de transição energética com uma solução integrada e completa, que pode englobar energia renovável produzida pela Raízen por meio de geração distribuída e migração para o mercado livre de energia, além da emissão de certificados I-RECs, sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável que comprovam que a energia consumida no empreendimento é 100% limpa e sustentável.
Destacando-se por nosso portfólio completo com soluções de energia, eficiência, sustentabilidade e mobilidade, sendo One Stop Shop aos seus clientes, a Raízen possui uma variedade de carregadores com potências acima de 30 kW que podem ser assinados e as soluções planejadas sob demanda. Une-se também a possibilidade de contratar o serviço adicional de adaptação da infraestrutura civil e elétrica para as empresas que desejam esta comodidade.
“O Charging as a Service vai trazer mais simplicidade e eficiência para os gestores de frota, além de ajudar na capilaridade e expansão da infraestrutura de recarga elétrica no Brasil e no desenvolvimento da eletromobilidade. É a solução ideal para pequenos e médios empresários, já que não exige investimento na compra de equipamentos ou despesas com manutenção.” comenta Frederico Saliba, VP de Energia e Renováveis da Raízen. “Além dos carregadores, a Raízen oferece um serviço completo, desde a instalação ao fornecimento de energia limpa para o empreendimento, reforçando nossa posição como uma empresa one-stop-shop em soluções renováveis completas e integradas”, finaliza.
Projetos da Raízen na área de eletromobilidade
Além desta nova aposta no segmento de frotas, desde o início de 2022 a Raízen investe fortemente em mobilidade elétrica e na descarbonização do setor automotivo. Neste ano, a companhia liderou uma rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia para acelerar o desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular. Também lançou o programa global Shell Recharge no Brasil, com a inauguração do primeiro eletroposto da iniciativa na Zona Norte de São Paulo, que possui um carregador de 50 kW capaz de abastecer carros elétricos em aproximadamente 35 minutos, com energia de fonte renovável certificada.
A companhia prevê a implementação de uma ampla rede com, pelo menos, 35 estações de recarga rápida, disponíveis em postos da marca Shell que interligam as principais vias de acesso da região Sudeste do País, até o fim do ano-safra, em março de 2023.
A empresa ainda desenvolve iniciativas com grandes empresas e montadoras para atender diferentes desafios e necessidades do consumidor de veículos elétricos no Brasil. Dentre elas estão parcerias com a Volkswagen; participação na Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela 99, e projetos com a Renault, Localiza e a Uber
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.