Sustentabilidade Ambiental

Cana-de-açúcar: tudo sobre sua importância e versatilidade

A cana pode estar mais presente no seu cotidiano do que você imagina. Vem saber mais sobre ela!

Por: Times de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Raízen Data: 07/12/2021 Tempo de leitura: 21 Minutos

Quando se pensa em cana-de-açúcar, muita gente lembra da famosa dupla de caldo de cana com pastel de feira.

Mas a verdade é que essa planta está presente no dia a dia das pessoas de várias formas diferentes e pode até ser uma fonte de energias renováveis. Quer saber como?

De acordo com artigo produzido por profissionais da Raízen em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), em países tropicais como o Brasil, a cana-de-açúcar pode ser até 10x mais eficaz para a descarbonização do que as células fotovoltaicas! 

Prepare-se para um tour sobre a cana-de-açúcar, sua origem, produção no Brasil e muito mais.

O que é cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar é uma planta fina, fibrosa, de formato cilíndrico e folhas longas. Ela pode chegar a até seis metros de altura e é da mesma família que o arroz, o milho, a cevada e outras gramíneas.

Seu caule é rico em sacarose e é exatamente por isso que a cana é a principal matéria-prima do açúcar, um alimento indispensável para o ser humano. Outro produto derivado da cana-de-açúcar é o álcool, essencial para a economia mundial.

A cana-de-açúcar tem origem na Oceania, mais precisamente onde hoje é a ilha de Nova Guiné, ao norte da Austrália.

Ela se dá muito bem em locais de clima tropical e subtropical, como o Brasil, onde é largamente cultivada.

 

Como surgiu a produção de cana-de-açúcar no Brasil?

A cultura da cana-de-açúcar é datada da Antiguidade, mas se espalhou pelo mundo com a migração humana. Ela chegou ao Brasil por volta de 1520, pouco depois dos portugueses.

Durante o processo de colonização, a cana foi trazida para cá por conta da alta demanda no mercado internacional (que via o açúcar como uma iguaria cara). Os portugueses se aproveitaram das condições favoráveis do nosso país para seu plantio: o solo (na época, principalmente do litoral) e o clima do Brasil possibilitavam o cultivo em larga escala.

Desde o século XVI, então, a cana-de-açúcar se tornou um dos nossos cultivos mais importantes.

Hoje, o Brasil lidera o ranking mundial na produção de cana-de-açúcar e ocupa também o primeiro lugar na exportação de etanol, derivado da cana.

 

Que produtos podem ser gerados do colmo (caule) da cana-de-açúcar?

Como já comentamos, os principais produtos feitos a partir da cana-de-açúcar são o açúcar e o álcool.

No entanto, esses dois insumos podem ser utilizados em uma série de outros bens de consumo, o que confere à cana-de-açúcar um enorme potencial produtivo.

Por exemplo, você sabia que o álcool que vem da cana é utilizado em perfumes? O açúcar, por sua vez, é matéria-prima para a produção de xaropes, contribuindo com a indústria farmacêutica.

Confira outros usos da cana-de-açúcar que merecem destaque:

Alimentação

O açúcar que vem da cana é utilizado na indústria alimentícia de incontáveis maneiras. Afinal, grande parte dos produtos que consumimos tem esse alimento na composição.

A Raízen participa desse mercado na produção de açúcar líquido, refinado, cristal, demerara orgânico etc, que são ingredientes em doces e cereais.

As bebidas também fazem parte do pacote: sucos, refrigerantes, energéticos e bebidas alcóolicas contam com nosso açúcar.

Biocombustíveis

A cana-de-açúcar é matéria-prima para o etanol, álcool também utilizado na indústria alimentícia e em outras, como a química.

Mas a principal vantagem do etanol (E1G) é servir de biocombustível para automóveis. Quando produzido por meio da cana-de-açúcar, ele emite 80% a menos de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera do que a gasolina comum.

E não para por aí: é possível aproveitar o bagaço da produção do etanol comum (E1G) e fazer etanol de segunda geração (E2G). Isso, por sua vez, reduz a emissão de gases de efeito estufa em 30% em comparação com o E1G.

Esse reaproveitamento de subproduto permite à Raízen um aumento de até 50% na produção, utilizando uma mesma área plantada de cana-de-açúcar. Isso contribui para a redução da nossa pegada de carbono e, assim, ajudamos a limpar a matriz energética brasileira.

Ainda utilizando subprodutos da cana (a vinhaça e a torta de filtro), fabricamos biogás, que, além de servir como combustível, é fonte de energia elétrica.




Leia também: Biocombustíveis: afinal, quais são as suas vantagens?

 

Como acontece o tratamento de cana?

O processo de tratamento de cana é relativamente simples. O que difere uma produção de outra são fatores como a qualidade dos equipamentos e os níveis gerenciais, por exemplo.

No caso da Raízen, um dos maiores diferenciais está no reaproveitamento dos subprodutos da cana, formando assim, uma cadeia de produção baseada na economia circular.


Resumindo, basta moer a cana para extrair o açúcar em estado líquido, o famoso caldo de cana. Quando o caldo é fervido, o excesso de água evapora e ele se transforma em açúcar. Mas, se for fermentado, vira álcool.

Essa fermentação é o uso de micro-organismos (leveduras) para quebrar as moléculas do caldo e ajudar na fabricação do álcool.

Leia também: Economia circular: o que é, características e benefícios para a sociedade e o meio ambiente.

 

Qual é a importância da cana-de-açúcar?

Até aqui, já deu para perceber o quanto a cana-de-açúcar movimenta a economia, certo?

Não dá para negar a importância da cana: nos alimentos, nos combustíveis ou na eletricidade, ela possibilita o cotidiano moderno em que vivemos.

A cana-de-açúcar é uma cultura presente em mais de 100 países ao redor do mundo. Somente no Brasil, ela movimenta mais de R$100 bilhões por ano.

Isso significa que há muita tecnologia, geração de empregos e desenvolvimento econômico, social e sustentável envolvidos no cultivo da cana (e nos processos relacionados a ele).


Para que serve a cana-de-açúcar?

A cana-de açúcar é multipotencial, por isso, a Raízen vê a planta como um ponto de partida para redefinir o futuro da energia. E o melhor, de maneira sustentável!

Mas é possível destacar outros usos da cana-de-açúcar, como alguns produtos produzidos com nosso etanol. Exemplos:

  • Bioplástico
    Feito com etanol, permite a confecção de bens como brinquedos, garrafas, tampas e sacolas, por exemplo.

  • Papel
    Utiliza-se a palha ou o bagaço da cana-de-açúcar, de onde é possível extrair uma massa vegetal utilizada na fabricação de papel.

  • Vidro
    A partir do açúcar, produz-se um vidro falso, muito utilizado em cenas cinematográficas e na culinária.

  • Cosméticos
    O álcool da cana-de-açúcar é usado principalmente em produtos com efeito de secagem rápida ou toque seco na pele. Em 2021, a Raízen passou a fornecer Etanol de 2ª Geração (E2G) à perfumaria do Grupo Boticário.



Quais são os benefícios da cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar é um produto extremamente versátil e grande protagonista no setor sucroenergético.

Além de servir de matéria-prima para diversos setores, ela é um meio de a Raízen praticar a sustentabilidade em grande escala.

Isso porque, com a cana, produzimos a biomassa e geramos bioenergia, trazendo uma grande solução em termos de energia renovável, o que já é vantajoso por si só.

Dessa forma, somos mediadores de impactos positivos na economia mundial e brasileira, a níveis individuais e coletivos. E quem diria que toda essa transformação começa com uma planta, hein?

Como ocorre a produção de cana-de-açúcar no Brasil?

Talvez você não saiba, mas o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. E não para por aí: o setor de cana, sozinho, é responsável por 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

A safra de 2019/2020, por exemplo, registrou a marca de 590,36 milhões de toneladas de material processado, de acordo com a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Mensurando o alcance da indústria da cana no Brasil, vemos que o nosso país conta com mais de 400 usinas de cana-de-açúcar. A maior parte delas está no estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais. Goiás, por sua vez, ocupa o terceiro lugar no ranking.


Quais são as maiores empresas produtoras de cana-de-açúcar no Brasil?

Já que o Brasil é um grande líder na produção de cana, que tal falar de quem é líder dentro do próprio país?

Agora, você pode saber mais sobre os negócios que mais se destacam dentro do cultivo, processamento e comercialização de produtos da cana-de-açúcar.

Raízen

Somos a maior exportadora individual de açúcar do mercado internacional, levando energia para pessoas do mundo todo. Além do açúcar, a cana é nossa fonte principal para a produção de etanol e biomassa.

Assim, nos consolidamos como a maior produtora de derivados da cana-de-açúcar e somos referência global em energias renováveis a partir do bagaço da cana.

Buscamos sempre aprimorar nossos processos para contribuir com uma matriz energética mais limpa e renovável. Conheça alguns deles:

Oferta Integrada de Valor para produtoress de cana

  • Programa ELO
    O Programa ELO é uma iniciativa da Raízen e foi desenvolvido em 2014 para orientar a atuação dos fornecedores de cana nos diversos aspectos que envolvem o tema, como:
    - melhoria contínua dos fornecedores de cana da Raízen
    - garantia do suprimento de cana sustentável
    - acompanhamento de tendência de mercado
    - redução do risco e sustentabilidade econômica, ambiental e social

    O ELO surgiu com o intuito de somar expertise, por isso, a Raízen se juntou com a Solidaridad, organização especializada no desenvolvimento de cadeias de produção sustentáveis. Além disso, também nos unimos ao Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola). Essa parceria tem como objetivo construir um programa capaz de contribuir com o desenvolvimento sustentável dos fornecedores de cana.

  • Programa Cultivar
    O Programa Cultivar reúne um grupo de cerca de 320 fornecedores, o que representa cerca de 80% do volume de cana adquirida pela Raízen. O projeto traz inúmeros benefícios a esses fornecedores: levar mais tecnologia, inovação e manejos ambientalmente sustentáveis para produtores terceiros. Tudo isso com o objetivo final de aumentar a produtividade desses parceiros do programa. 

    Soluções que possibilitam uma melhor gestão e governança dos negócios também são disponibilizadas pela plataforma de valor, possibilitando a otimização de recursos financeiros e redução nos custos de produção.

    Para se ter uma ideia, desde seu lançamento, a ferramenta de crédito rural movimentou mais de R$ 500 milhões em operações de crédito de custeio e investimento. Essa ferramenta foi criada para aumentar os investimentos e viabilizar os tratos nos canaviais de fornecedores de cana.

    Compartilhar conhecimento também é uma das prioridades do programa. Ele promove eventos técnicos, entre outras iniciativas, com o objetivo de levar mais capacitação aos produtores e sucessores dos negócios. Isso garante o crescimento sustentável e a continuidade dos negócios.

 

Certificação Bonsucro

A Bonsucro é uma organização global com múltiplas partes interessadas, sem fins lucrativos. Ela existe com o intuito de promover a produção, o processamento e a comercialização sustentável da cana-de-açúcar em todo o mundo.

A organização apoia uma comunidade de mais de 270 membros em mais de 50 países, de todos os elementos da cadeia de abastecimento da cana-de-açúcar: agricultores, moleiros, comerciantes, compradores e organizações de apoio.

A Raízen foi a primeira empresa do mundo a ser certificada no padrão Bonsucro e é a única a assumir o compromisso de certificar todas as nossas plantas industriais!

A companhia é participante ativa do Conselho de Administração da Bonsucro e promove a implantação do esquema em suas unidades e terminais de distribuição.

Estamos sempre em busca por melhores práticas, que por sua vez nos ajudam a conquistar certificações que atestam o diferencial dos nossos processos.

Temos em mente sempre a transparência dos impactos que geramos, bem como o comprometimento em fazer compras mais sustentáveis: isso tudo agrega valor aos nossos negócios, reforçando a Raízen como uma empresa social e economicamente relevante para o mercado da cana. 

 

A Raízen é a maior produtora de derivados da cana-de-açúcar e referência global em energias renováveis a partir do bagaço da cana.
Clique e conheça as energias renováveis que produzimos com essa matéria-prima!

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!