Combustiveis

Combustíveis Aditivados: Mitos e Verdades

Saiba como os combustíveis aditivados podem auxiliar na manutenção dos veículos e desvende mitos e verdades sobre o assunto aqui!

Por: Time de Comunicação Corporativa da Raízen Data: 18/11/2022 Tempo de leitura: 11 Minutos

Combustíveis aditivados fazem parte da rotina de quem frequenta postos de abastecimento. Ainda que a primeira opção que venha à mente seja a gasolina aditivada, é possível encontrar versões aditivadas também no etanol e no diesel.

Nos próximos tópicos, vamos falar sobre o que define um combustível aditivado, como eles são produzidos, quais são os benefícios de utilizá-los nos veículos e, ainda, mitos e verdades sobre o assunto.

Acompanhe para saber mais!

 

 

O que são combustíveis aditivados?

Em linhas gerais, os combustíveis aditivados recebem a adição de substâncias que preservam e limpam internamente o motor do veículo, removendo resíduos que comprometem a qualidade de queima, restaurando e mantendo seu melhor desempenho.

A gasolina aditivada, por exemplo, é composta por substâncias detergentes e dispersantes. Esses aditivos fazem uma limpeza interna no motor e, por consequência, prolongam sua vida útil.

Nem todas as versões de combustíveis aditivados têm a mesma composição química. Cada distribuidora de combustível determina quais são as substâncias que devem ser incluídas no produto final.

Explicaremos o processo de produção dos aditivados a seguir.

 

Como os combustíveis aditivados são produzidos?

As substâncias adicionadas aos combustíveis comuns variam de acordo com o tipo de combustível e com quem o produz.

Agentes detergentes presentes nos aditivos atuam na remoção de depósitos que se acumulam no sistema de combustível do motor, basicamente nas válvulas de admissão de ar, e na ponta dos bicos injetores. Esses depósitos interferem negativamente na perfeita mistura entre o ar e o combustível, prejudicando o desempenho do motor, e do veículo.

Junto aos detergentes, compostos dispersantes são utilizados com a função de reduzir a tamanho microscópico qualquer eventual partícula removida no sistema acima, que possa causar bloqueio parcial nos filtros de combustível possibilitando dessa forma um perfeito fluxo para o motor.

Completando a composição, redutores de desgaste e atrito são incorporados aos aditivos para redução da fricção entre as partes metálicas do motor que entram em contato com o combustível, reduzindo assim a perda de energia causada por essa fricção.

 

 

Quais são as vantagens de uso dos combustíveis aditivados

As principais vantagens de utilizar combustíveis aditivados são:

  • Diminuição na manutenção do veículo - como a composição química dos combustíveis aditivados é pensada para fazer uma limpeza interna do motor, os resíduos da sua queima são eliminados no processo sem causar qualquer bloqueio nos filtros, ou falhas em seu funcionamento.
  • Durabilidade do veículo - utilizar combustível aditivado limpa e melhora o funcionamento de várias partes internas do motor, como bicos injetores, válvulas de admissão, e velas de ignição.
  • Menor custo de abastecimento - mas como o custo diminui se o preço pelo litro dos combustíveis aditivados é maior? Por conta dos benefícios a médio e longo prazo. Enquanto o combustível comum pode ser mais atrativo financeiramente, o aditivado promove uma limpeza nas peças internas. Isso faz com que, com o passar do tempo, o veículo passe a consumir menos combustível para fazer a queima e gerar energia.

 

 

Mitos e verdades sobre combustíveis aditivados

Como você percebeu, estamos falando sobre combustíveis aditivados, e não apenas sobre gasolina aditivada. Esse é o primeiro dos mitos que vamos abordar na sequência.

Aditivado é só gasolina

Mito. Também existem variações de etanol e diesel no mercado com adições na composição. A Shell, por exemplo, produz a Shell V-Power nas versões gasolina e etanol. Outro exemplo é o Shell Evolux, o diesel com componentes aditivados da marca. Além disso, existem outras versões com maior aprimoramento de performance.

 
Combustível aditivado vicia o veículo

Mito. Os combustíveis aditivados contam com substâncias que melhoram a performance interna do motor. Isso traz benefícios que contribuem para um melhor desempenho do veículo.

 
Combustível aditivado contém compostos metálicos que danificam os motores

Mito. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), proíbe a adição de compostos metálicos aos combustíveis brasileiros. Portanto os aditivos não contêm tais substâncias, entre elas: chumbo, manganês, derivados de óxidos de ferro, etc. Essas substâncias causam danos fatais no sistema de escapamento dos veículos, notadamente nos catalizadores, por esse motivo seu uso é mundialmente proibido.

Assista mais mitos e verdades no Laboratório de Combustíveis da Raízen.

 

 

Conheça os tipos de combustíveis

No mercado, temos disponíveis quatro principais tipos de combustíveis para veículos.

  • Gasolina
  • Diesel
  • Etanol
  • GNV

Cada tipo resulta de um processo diferente de refinamento da matéria-prima.

Tanto a gasolina quanto o diesel e o GNV são provenientes do petróleo. Nas torres de refino o petróleo bruto é aquecido a altas temperaturas, gerando frações gasosas que vão se resfriando conformem sobem nas colunas internas dessas torres, atingindo temperaturas tais que dão origem aos produtos finais.

O óleo diesel é gerado nos primeiros estágios de refinamento do petróleo, quando a substância chega ao ponto de ebulição de 300 °C. É o mais abundante dos combustíveis.

Já a gasolina demanda maior tempo de destilação fracionada, com as frações gasosas alcançando 150 °C de ebulição.

O último estágio de refinamento do petróleo resulta no gás combustível, que conhecemos como GNV.

Enquanto isso, o etanol é produzido através do processo de destilação da cana-de-açúcar. Na Raízen, somos especialistas em energia renovável, e criamos um processo especial para obtenção de etanol a partir da biomassa da cana. Confira aqui como ele funciona!

 

 

A vantagens de ser usar a família Shell V-Power para o seu carro

A Shell é uma marca global e investe em tecnologia e inovação para desenvolver produtos diferenciados para todos os postos da rede. Na categoria premium, contamos com os produtos Shell V-Power, fórmula aditivada da Shell para gasolina e etanol.

A nova e exclusiva gasolina Shell V-Power, por exemplo, restaura o desempenho do motor, limpando até 100% dos resíduos que reduzem a sua performance a cada abastecimento, proporcionando economia de combustível.

Além disso é uma das principais formas de segurança para garantir o funcionamento pleno do motor, prevenindo a necessidade de manutenção constante no sistema de alimentação de combustível.

Vale destacar que Shell V-Power é líder em inovação tendo sido desenvolvida globalmente ao longo de 5 anos de pesquisa, para trazer a melhor solução de combustíveis para o mercado. É a única recomendada pela Scuderia Ferrari, BMW-M e Ducati.

Isso porque ele conta com a nova tecnologia Infinity, que restaura até 100% do desempenho do seu motor. Além de ter a nossa melhor proteção contra desgaste, protegendo e ajudando as partes internas do motor a se movimentarem mais suavemente. Tudo isso ajuda a rejuvenescer a performance do motor do seu carro, trazendo sensação de carro novo, sempre.

Já o Shell V-Power Etanol é o biocombustível aditivado da Shell que conta com os exclusivos aditivos que protegem, limpam e melhoram o desempenho do motor.

Ao aumentar a proteção do motor contra depósitos acumulados ao longo do tempo, Shell V-Power Etanol propicia uma mistura mais homogênea entre ar e combustível, refletindo numa queima mais completa e em um melhor aproveitamento da energia gerada pela combustão.

Trouxemos soluções em gasolina e etanol para melhor eficiência e durabilidade dos diversos veículos disponíveis no mercado.

A família Shell V-Power é para todos os tipos de motores e públicos, principalmente para aqueles que querem ter liberdade e segurança no dia a dia, reduzir custos com manutenção e cuidar melhor de seus veículos.

Shell é uma marca licenciada da Raízen, com utilização no Brasil, na Argentina e no Paraguai.

 

Conheça os diferentes tipos de combustíveis produzidos pela Shell e entenda qual melhor funciona para o seu veículo

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!