Consumo Consciente de Energia: Dicas Úteis

Consumir menos e com mais eficiência representa uma saída energética sustentável e econômica.

Por: Times de Raízen Power e Sustentabilidade da Raízen Data: 18/08/2023 Tempo de leitura: 13 Minutos

O consumo consciente de energia vai muito além da economia doméstica e das dicas de como economizar na conta de luz.

Evidentemente, a ação individual responsável também é importante. Mas, para ser eficaz, a responsabilidade sobre o consumo consciente de energia precisa ser compartilhada entre os demais atores da sociedade. Empresas, governos e organizações multilaterais, entre outros, têm papel fundamental aqui.

De acordo com dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a indústria é a maior consumidora de energia elétrica do país, utilizando cerca de 37% do recurso. Portanto, é preciso olhar com mais atenção para a participação das empresas na hora de fechar essa conta. 

Além disso, o uso consciente dos recursos naturais colabora na promoção de um futuro mais sustentável não só para as próximas gerações, mas também para as atuais.

Na prática, todas as esferas da sociedade são impactadas direta ou indiretamente quando não há consumo consciente de energia. Mas, quais são as principais consequências causadas pelo maior consumo deste recurso? 

Para entender como o consumo consciente pode influenciar diferentes áreas e qual é sua relação com as fontes renováveis, continue lendo. 

Leia também – Energia renovável: um guia para você ficar por dentro do assunto 

 

O que é consumo consciente de energia?

O consumo consciente de energia é uma abordagem que promove o uso responsável e sustentável deste recurso. Isso passa pela conscientização da sociedade civil – especialmente empresas e indivíduos – sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais causados pelo consumo e produção de energia.

Consumir energia conscientemente envolve a adoção de práticas pela: 

  • redução de desperdício de energia elétrica
  • utilização de fontes de energia mais sustentáveis e limpas

Desta forma, é possível contribuir para a conservação do meio ambiente, bem como para as finanças dos consumidores e de negócios.

Consumir de maneira responsável começa com hábitos simples e rotineiros que podem ser adotados em casa, em empresas ou em qualquer lugar onde haja consumo de energia elétrica.

 

Consumo consciente de energia e transição energética

É importante lembrar que, dependendo da matriz de origem, a geração de energia pode causar impactos ambientais negativos, como a emissão de gases do efeito estufa (GEE). 

Portanto, para viabilizar o consumo consciente, é necessário que essa prática esteja em linha e de acordo com os investimentos e iniciativas para alavancar o processo e jornada de transição energética. Mas, qual é a relação entre essas duas frentes? 

A transição energética busca substituir matrizes não renováveis, que têm um grande impacto socioambiental no mundo, pela utilização de fontes de energia renováveis e que geram menos impacto negativo. 

Já o consumo consciente de energia busca uma mudança de comportamento no dia a dia da sociedade, trazendo à luz os impactos da produção e consumo de energia. Assim, promove a conservação de recursos naturais e acelera a adoção de fontes de energia limpas.

Continue lendo – Transição energética: o que é, como ela ocorre no Brasil e os 5Ds

 

Por que o consumo consciente de energia elétrica é importante?

Consumir energia de forma consciente é uma prática fundamental para garantir a conservação ambiental. O consumo de recursos naturais precisa ser proporcional ao que o mundo é capaz de oferecer e renovar, assegurando que as gerações futuras não sejam prejudicadas. 

Além disso, é importante focar na equidade de distribuição de energia. Como destacado no relatório divulgado pelas Nações Unidas, atualmente, 733 milhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso à eletricidade.

O consumo consciente contribui ainda para a diminuição de custos financeiros de pessoas e empresas, deixando de comprometer a capacidade de investimento em outras áreas importantes da economia.

Vale destacar também que esse tipo de consumo pode influenciar na adoção de outros hábitos mais sustentáveis, como uma gestão mais responsável com os recursos hídricos e descarte de resíduos.

 

4 benefícios do consumo consciente de energia 

  1. Economia financeira doméstica: ao desligar aparelhos eletrônicos quando não estão sendo utilizados, substituir lâmpadas incandescentes por LED e utilizar eletrodomésticos mais eficientes, o resultado é uma redução na conta de energia elétrica. Ainda nesse sentido, vale sempre conferir a classificação de eficiência nos aparelhos (os da categoria A são mais eficientes e econômicos).

  2. Economia financeira empresarial: ao adotar práticas conscientes de consumo de energia, seja utilizando maquinários e sistemas de ar-condicionado mais eficientes ou instalando sensores de presença para acendimento de luzes, as empresas podem reduzir significativamente seus custos operacionais. Além da redução das contas de energia, isso tende a reduzir os gastos com manutenção, como veremos no próximo tópico.
  3. Maior durabilidade dos equipamentos: outro benefício do consumo consciente de energia é que ele pode levar a uma maior durabilidade dos equipamentos eletrônicos – desde computadores e eletrodomésticos a maquinário industrial e grandes sistemas de ar-condicionado. Ao utilizar esses equipamentos de forma responsável, evita-se o desgaste excessivo e a vida útil dos aparelhos pode aumentar.

  4. Redução da pegada de carbono: diminuir o consumo de energia elétrica não é a única alternativa para o consumo consciente. Adotando fontes limpas de energia, é possível reduzir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, ajudando a conservar o meio ambiente e os recursos naturais. 

Saiba mais – Pegada de carbono: tire suas principais dúvidas sobre o assunto!

 

Como o investimento em fontes renováveis de energia pode ajudar na adoção de práticas de consumo mais conscientes?

Investir em fontes renováveis de energia é uma maneira eficaz de promover o consumo consciente. Energias como a solar, hidrelétrica e de biomassa são geradas a partir de fontes que são abundantes e emitem menos GEE na atmosfera, especialmente quando comparadas à queima e uso de combustíveis fósseis como carvão, gasolina e gás.

Com esse estímulo, é possível ampliar o desenvolvimento de inovações e tecnologias mais eficientes e sustentáveis para atender à produção de energia. Além disso, essa demanda promove a geração de empregos e contratação de mão de obra qualificada, contribuindo com o desenvolvimento da economia, a geração de renda e o aumento do bem-estar social.

 

Fontes de energia renovável da Raízen

Com o objetivo de acelerar a transição energética brasileira, a Raízen tem desenvolvido diversas soluções para produção e utilização de energia limpa. São elas: 

Energia da cana-de-açúcar: fonte do etanol e da biomassa, a cana-de-açúcar é uma das protagonistas da transição energética. O etanol é produzido através da fermentação do caldo da cana e é usado como substituto sustentável de derivados de petróleo. 

A Raízen também produz etanol de segunda geração (E2G) a partir da circularidade do seu processo produtivo, ao utilizar resíduos da cana-de-açúcar como a palha e o bagaço. Esses resíduos são transformados em biocombustíveis avançados, que têm a mesma eficiência energética que o etanol de primeira geração e menor emissão de GEE.

Você sabia? O etanol emite 80% menos GEE do que a gasolina e o etanol de segunda geração (E2G) emite 30% a menos que o próprio etanol de primeira geração.

 

Biomassa: fonte de energia gerada a partir da combustão de qualquer material orgânico. Na Raízen, utilizamos a biomassa da cana-de-açúcar – bem como resíduos agrícolas, florestais e de processos industriais – como fonte de energia limpa e renovável. A biomassa é utilizada principalmente como combustível em caldeiras de cogeração, que produzem simultaneamente calor e eletricidade. Assim como o E2G, a Biomassa também é resultado da adoção dos princípios da economia circular no nosso processo produtivo.

Energia solar: pode ser captada e convertida em eletricidade ou utilizada diretamente para aquecimento e iluminação por meio de placas fotovoltaicas. A Raízen investe em projetos de geração distribuída dessa fonte em postos de combustível e unidades produtivas. Nossos parques de energia solar operam em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco e Ceará. 

Conheça todo o portfólio da Raízen. 

 

Dicas para um consumo consciente de energia

Com algumas mudanças de hábito e conscientização para o uso de fontes de energia sustentáveis, é possível fazer um uso consciente da energia e contribuir para a transição energética.

Veja as dicas práticas e individuais que podem ser aplicadas no dia a dia:

  • Trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e duram mais tempo.
  • Dar preferência, no momento de compra, a aparelhos eletrônicos que têm o selo de eficiência A do Inmetro/Procel.
  • Tirar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados.
  • Priorizar, sempre que possível, iluminação e ventilação natural.
  • Tomar banhos rápidos, de no máximo 10 minutos por pessoa.
  • Limpar periodicamente os orifícios do chuveiro e filtros de ar-condicionado. A sujeira atrapalha a circulação do ar e da água e faz o aparelho trabalhar mais.
  • Acumular um maior número de roupas para utilizar menos vezes a máquina de lavar.

 

Medidas semelhantes – e soluções que a Raízen oferece – podem ser adotadas em empresas para a redução do consumo e, consequentemente, da conta de energia. Além disso, ao escolher uma fonte de energia limpa e renovável, a empresa pode contribuir com a transição energética. Confira dicas:

  • Para um uso mais eficiente de climatizadores e ares-condicionados em sua empresa, conheça os serviços da Diel, parceira da Raízen.
  • Conheça os serviços de mercado livre e geração distribuída da Raízen
  • Utilize os postos Shell Recharge para abastecer frotas elétricas. O abastecimento é rápido e com garantia de energia limpa e renovável.


O consumo consciente de energia é mais uma forma de combater as mudanças climáticas. Quer entender o que está causando o aquecimento do planeta? Confira no blog. 

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!