O futuro da energia pede fontes renováveis. Com elas, será possível suprir a demanda energética da população mundial, sem impactar negativamente o meio ambiente.
As fontes solar, eólica e da biomassa (cana-de-açúcar) são as principais apostas para o futuro da energia elétrica. Elas vêm recebendo cada vez mais investimento, pois são eficientes e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.
Toda a estratégia da Raízen é baseada no objetivo de gerar opções diversas de energia renovável e sustentável de forma acessível, oferecendo soluções como bioeletricidade e biocombustíveis para movimentar a sociedade.
Somos uma facilitadora de possibilidades para o futuro da energia e explicaremos mais sobre esse conceito, a importância da energia renovável e as previsões para o futuro da energia no Brasil e no mundo.
Boa leitura!
Futuro da energia: o que significa esse conceito?
O futuro da energia está relacionado às novas formas de produção, distribuição e consumo de energia no Brasil e no mundo. É um conceito diretamente ligado à transição energética.
Essa transição vem da necessidade de usar os recursos energéticos que sejam menos poluentes e mais sustentáveis, que supram as demandas do presente e do futuro. Esses recursos energéticos contribuem com a descarbonização do mundo, que consiste em reduzir a emissão de gases do efeito estufa no presente e eliminá-los no futuro por meio do uso de fontes limpas e renováveis, bem como para a preservação do meio ambiente. Diferentemente da energia tida como convencional que utiliza fontes esgotáveis, majoritariamente combustíveis fósseis.
A importância da transição energética para o futuro da energia
É difícil falar sobre o futuro da energia sem mencionar seu passado e presente. Há anos a humanidade consome energia a partir de combustíveis fósseis (petróleo e seus derivados, como o carvão mineral), que geram maior emissão de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), resultando na aceleração dos impactos causados pelas mudanças climáticas.
A transição energética se apresenta como uma oportunidade, uma vez que está associada a mudanças na estrutura da matriz energética mundial para fontes de energia mais limpas.
Uma fonte de energia renovável e limpa é aquela que emite pouco ou quase nenhum poluente no ar em sua produção. Como exemplo, temos a biomassa (feita do bagaço da cana-de-açúcar) e a energia solar.
Importante destacar que a transição energética é embasada por condicionantes como o desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, inovações tecnológicas, digitalização, uso eficiente dos recursos energéticos e fontes de baixo carbono. Além disso, a transição não deve ser feita a todo custo ou sem o devido planejamento. Pelo contrário, deve-se analisar caso a caso as melhores políticas e tecnologias para evitar riscos e amplificar sinergias.
Futuro da energia: qual é a importância da diversificação das fontes de energias?
Veja bem: se até hoje o uso das mesmas poucas fontes de energia tiveram efeitos negativos ao meio ambiente, apostar em apenas uma fonte, mesmo que renovável, pode limitar seu uso ao longo do tempo. Afinal, haverá uma sobrecarga.
Por isso, quanto mais fontes de energia renováveis, melhor! É importante diversificar a matriz energética para que o futuro da energia no Brasil e no mundo seja mais sustentável.
O viés econômico também conta: ao obter diversas fontes de energia, é possível gerar mais inovação, pesquisas e desenvolvimento, criando oportunidades de emprego e de crescimento para a economia do país.
Na Raízen, já ofertamos diferentes fontes de energia renovável. Em nossos parques de bioenergia exploramos ao máximo a cana-de-açúcar e produzimos etanol, etanol de segunda geração (E2G), biogás, biometano e energia a partir da biomassa.
Vale destacar que o uso sustentável de bioenergia, medidas relacionadas à mudança no uso da terra e florestas, além do aumento significativo de energias renováveis representam um dos principais caminhos utilizados para reduzir as emissões de GEE e atingir a meta de limitar o aumento da temperatura global em 2 °C.
Futuro da energia no Brasil
Em comparação com outros países, o Brasil se destaca na geração de energia por fontes renováveis: de acordo com o Ministério de Minas e Energia, elas são responsáveis por quase 50% da energia do nosso país.
O Brasil produz 7,2% de toda a energia renovável mundial: nossa matriz energética é uma das mais limpas do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
As fontes renováveis (com destaque para a solar, a eólica e os biocombustíveis) estão desempenhando um importante papel na descarbonização e na diversificação da matriz energética. As previsões para o futuro são animadoras.
Futuro da energia solar
Segundo um estudo do Sebrae, a expectativa é de que, até 2040, a energia solar represente 32% do total da energia produzida no Brasil, liderando todas as matrizes do país.
Nos últimos 3 anos, a energia solar centralizada cresceu em 200% e a energia solar para a solução de geração distribuída evoluiu em 2.000%.