Aumenta o tamanho das fontes
Raízen reúne produtores de cana na 4ª edição do Evento Cultivar
Evento que integra empresa, entidades do setor e fornecedores de cana promove a geração de valor na cadeia produtiva, além de oportunidade para a realização de novos negócios

São Paulo, junho de 2019 - A Raízen, empresa integrada de energia e com sólida participação na cadeia produtiva da cana-de-açúcar, promoveu a 4ª edição do Cultivar, evento realizado em Atibaia (SP), que reuniu acionista e executivos da empresa como Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Conselho da Raízen, Luis Henrique Guimarães, o presidente da empresa, Francis Vernon Queen, vice-presidente de Executivo de Etanol, Açúcar e Bioenergia da companhia e Ricardo Berni, diretor de Negócios Agrícolas. O encontro contou com 500 participantes dentre eles, a presença dos maiores fornecedores, assim como várias empresas parceiras do Programa como, Mercedes-Benz, Bayer, MBB Syngenta, FMC, Santander e muitos outros.
Ao longo de três dias, o evento, que este ano trabalhou com o tema "Da sua terra nasce o amanhã", teve como objetivo principal promover uma integração entre a Raízen, fornecedores e parceiros da empresa, a fim de reforçar a importância estratégica dos produtores de cana para o setor sucroenergético, tornando o Programa ainda mais abrangente e com o objetivo de agregar valor aos negócios da cadeia, bem como celebrar as conquistas da safra 18'19.
Desenvolvido com o intuito de entregar produtos e serviços que garantam maior eficiência no campo e aprimore ainda mais as relações entre a Raízen, fornecedores e empresas do setor, o Programa Cultivar vem se consolidando ao longo das safras como uma importante plataforma de negócios e valor oferecida pela companhia.
"Ao longo dos anos o Cultivar se tornou uma plataforma de negócios com uma proposta de valor diferenciada que a Raízen oferece aos seus produtores parceiros e que tem como objetivo gerar maior rentabilidade e produtividade dos negócios da cana e, de maneira colaborativa, impulsionar o setor", afirma Ricardo Berni, diretor de Negócios Agrícolas da Raízen.
Sobre a Raízen
A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do País, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.
Com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 7.000 postos da marca Shell – além de cerca de 1.000 lojas de conveniência Shell Select, considerando Brasil e Argentina. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 103,9 bilhões na safra 18´19.
São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que produzem cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar.
As unidades têm capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzem, por ano, 3,64 TWh de energia elétrica a partir da biomassa, dentre elas o bagaço da cana-de-açúcar. Por meio de sua atuação no mercado livre de energia em conjunto com a WX Energy, a empresa comercializou cerca de 16,6 TWh de energia na safra 18´19.
Nos segmentos de transporte, indústria e varejo, a Raízen comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis, e opera em todas as regiões do País por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.
Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
A Fundação Raízen desenvolve uma relação sustentável e cooperativa com as comunidades vizinhas às suas unidades, tendo beneficiado mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania.