Social Segurança

Cultura de Segurança: como o tema é vivido na Raízen

A cultura de segurança é um valor inegociável na Raízen. Quer saber como construímos esse valor em nossa cultura e como transmitimos sua importância? Vem com a gente!

Por: Times de Gente e SSMA da Raízen Data: 21/07/2023 Tempo de leitura: 8 Minutos

Para nós, fazer não é suficiente, nos desafiamos para entregar sempre o melhor e, claro, aliado a uma cultura de segurança que é vivida diariamente pelas nossas pessoas colaboradoras. A melhor parte é que, além de todos os benefícios que um ambiente de trabalho seguro traz, ele ainda tem impactos positivos em muitas outras áreas da organização, contribuindo, inclusive, para a saúde financeira de uma empresa.
 
Para descobrir mais sobre esses benefícios e ler as nossas dicas sobre segurança, confira o nosso artigo anterior sobre o tema. Segurança no trabalho: veja a importância na cultura da sua empresa

Quer conhecer mais sobre como conectamos a segurança com a cultura Raízen e com o dia a dia das nossas pessoas? Então, siga lendo este artigo!  


Cultura de segurança RAIZ  

A cultura de segurança não deve ser só um conceito abstrato: deve ser algo tratado com seriedade por todos e todas, independentemente da área de atuação ou do tipo de trabalho que realizam. Ou seja, temos que ter a certeza de que esse valor faz parte do nosso dia a dia e que é priorizado em todos os processos.   
  
Na rotina de trabalho, além dos treinamentos, nós podemos ver outras iniciativas de segurança adotadas pelas nossas pessoas colaboradoras. Segundo Michele Rodrigues, Supervisora de Planejamento de Manutenção e Confiabilidade da unidade de Ipaussu da Raízen, ações para divulgar o cuidado e a proteção acontecem frequentemente. 


 

“Alguns exemplos de segurança que temos no nosso dia a dia são:  o compromisso da liderança com o tema, o fornecimento de recursos e equipamentos adequados e uma comunicação aberta com o time, permitindo que as pessoas tragam incidentes, riscos e preocupações que possam existir.” 

Michele Rodrigues 
Supervisora de Planejamento de Manutenção e confiabilidade - Ipaussu, São Paulo

 
A partir disso, buscamos concretizar esse valor com a nossa cultura, criando e adotando soluções para garantir o bem-estar dos colaboradores e colaboradoras, diminuir riscos e manter a nossa qualidade em todos os lugares onde estamos presentes.  

Algumas das nossas iniciativas de segurança envolvem: 

  • Estratégias de gestão de riscos;  
  • Conjuntos de práticas e normas;  
  • Programas de conscientização;  
  • Campanhas e comunicados;
  • Treinamentos focados em cada área. 
      

Além disso, temos o Ser+ (Sistema de Excelência Raízen) que faz parte da nossa estratégia para otimizar processos, priorizar uma cultura de segurança, ser sustentável e alcançar melhores resultados.   
 
Gabriel Braga, gestor de processos da área de EAB (etanol, açúcar e bioenergia) na unidade de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, destaca como os treinamentos de segurança, são muito importantes - não só para a liderança, mas para todo o time.  

“Os treinamentos têm sido o diferencial na preparação de nossas equipes com os diversos cenários e riscos a que estamos expostos no dia a dia. Eles deixam o time cada vez mais preparado para agir da forma correta em todas as situações.”  


Assim, incentivamos a prevenção e o cuidado por meio de novas ferramentas e técnicas de segurança. Mas, acima de tudo: compartilhando e levando educação para que haja a transformação e aprendizagem de formas seguras de fazer as coisas. Além disso, todo conhecimento é bagagem para que nossas pessoas colaboradoras possam levar consigo e aplicar onde estiverem.  
  

Segurança no trabalho todos os dias   

Queremos que a cultura da segurança seja vivida constantemente e esteja presente em todos os nossos processos. Para estimular esse valor, duas vezes ao ano comemoramos o Dia da Segurança, data especial que reúne nosso time, fornecedores, parceiros e comunidades no entorno das nossas operações para relembrar a importância de respeitar a vida todos os dias.

Por meio de conversas, dinâmicas, lives e outras ações educativas, atualizamos as pessoas que fazem parte do nosso negócio sobre as melhores práticas em segurança, sejam elas para dentro ou fora do trabalho.  
  
Uma das pessoas que ativamente faz parte das nossas iniciativas de segurança é Wanderson Luiz de Souza, técnico em segurança do trabalho, Colômbia - SP:   

“A segurança na Raízen é um valor para se carregar por toda a vida. Esse cuidado contínuo é essencial para garantir que tudo esteja funcionando do melhor jeito possível, com atuações preventivas para garantir que o ambiente de trabalho esteja seguro e as pessoas colaboradoras estejam seguindo as normas e melhores práticas.”  

  
Wanderson faz parte do time que apoia os eventos de Dia da Segurança e, no restante do ano, continua cuidando das pessoas por meio da realização de treinamentos e inspeções de rotina em diversas áreas. 
 
 

Sentir-se bem onde quer que esteja  

Aqui na Raízen, nossa meta é construir um ambiente de trabalho acolhedor e seguro para que as nossas pessoas se sintam bem. Afinal, sabemos que só somos uma referência global em bioenergia graças às pessoas que contribuem para a nossa história.  
  
Por isso, quando investimos em segurança, também estamos investindo em bem-estar, oportunidades de evolução de carreiras e no nosso próprio desenvolvimento. E sabemos que estamos no caminho certo quando recebemos feedbacks como este do Gabriel Braga, Gestor de Processos das áreas de açúcar e etanol em Lagoa da Prata:  
 

“Costumamos dizer que é uma honra fazer parte de uma empresa que não mede esforços para os cuidados com suas pessoas colaboradoras. Em relação à segurança, a Raízen tem saído muito na frente de qualquer outra empresa pelo sentimento de cuidado mútuo.”  

  
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura de segurança?   
  
Se você quer fazer parte de uma empresa que valoriza a vida, o bem-estar e a segurança de suas pessoas colaboradoras, junte-se ao nosso time! Seja protagonista da construção da sua história: vem redefinir o seu futuro e o da energia na Raízen.  

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!