Social

Segurança no Trabalho: Cultura e Prevenção

A segurança do trabalho é um dos pilares essenciais da Raízen. Saiba como esse princípio ajuda a cultura organizacional.

Por: Time de Comunicação Corporativa da Raízen Data: 15/05/2023 Tempo de leitura: 8 Minutos

A segurança é um dos valores inegociáveis da Raízen e é parte fundamental da nossa cultura organizacional. Por isso, a preocupação com nossos colaboradores, colaboradoras e parceiros está presente em tudo o que fazemos.

Neste artigo, vamos entender o conceito de segurança no trabalho, seus objetivos e a importância dessa área para as empresas, além de ver exemplos que praticamos na Raízen. Boa leitura!

 

 

O que é segurança no trabalho?

O marco da segurança no trabalho no Brasil é o dia 27 de novembro, data em que se celebra as profissões envolvidas. A segurança no trabalho abrange normativas, medidas práticas e ações para prevenir doenças ocupacionais e promover eventos e comunicação assertiva. Tudo com o objetivo de mitigar e evitar acidentes de trabalho.

Atualmente, a área conta com formação técnica específica, consolidação das leis trabalhistas e uma série de normas que regulamentam as práticas nas empresas.

 

Qual é a importância da segurança no trabalho?

Além de prevenir acidentes ou doenças e auxiliar na manutenção da saúde e bem-estar de todos, a segurança no trabalho tem impacto direto na cultura e na saúde financeira da empresa.

 

Impacta positivamente a cultura organizacional

A preocupação com a segurança do trabalhador – no dia a dia e nas ações promovidas em campanhas de segurança do trabalho – impactam positivamente o clima interno da empresa e a manutenção de relações saudáveis.

O zelo e o respeito fazem parte da nossa RAIZ e isso se reflete diretamente em nossas iniciativas, como o Dia da Segurança. Duas vezes ao ano, oferecemos ações educativas para toda a empresa, com foco em reforçar nosso compromisso com a cultura de segurança, além dos programas e ferramentas de segurança.

 

Reduz custos operacionais

A redução de custos promovida pelo investimento em segurança no trabalho acontece quando há a diminuição de afastamento dos trabalhadores das funções exercidas.

Quando a empresa segue as normas, além de preservar a saúde e integridade dos funcionários, evita o custo com futuras multas, substituição de pessoas e processos trabalhistas.

 

Quais são os objetivos da segurança no trabalho?

Entendemos que o principal objetivo da segurança no trabalho é prevenir acidentes com colaboradores e colaboradoras.

Mas existem outros objetivos relacionados com a prática dentro das empresas. Alguns exemplos:

  • Promoção de saúde e qualidade de vida para os funcionários
  • Realização de formações para educar sobre a segurança no trabalho
  • Regularização da empresa frente às normas de segurança

 

5 dicas de segurança no trabalho para sua empresa

O objetivo é sempre zerar a taxa de acidentes de trabalho. Além do cumprimento de normas e leis trabalhistas, atitudes diárias e uma cultura de segurança na empresa ajudam a prevenir acidentes e preservar a saúde no ambiente de trabalho.

Separamos cinco dicas práticas para prevenir acidentes e manter a segurança no trabalho:

  1. Tenha foco e atenção nas atividades exercidas. O tempo dedicado para realizar uma tarefa com precisão e cautela vale mais do que o tempo investido em tratar um problema decorrente de uma execução rápida e sem cuidado.
  2. Mantenha o espaço de trabalho organizado e limpo. Um ambiente bagunçado e com acúmulo de itens desnecessários gera confusão e pode resultar em acidentes de trabalho.
  3. Utilize corretamente os Equipamentos de Proteção Individual fornecidos pela empresa. Eles existem por um motivo, que é fornecer segurança para quem executa as tarefas no ambiente laboral. Mas devem ser utilizados conforme os treinamentos fornecidos pela empresa. Um EPI mal utilizado pode gerar tantos problemas quanto não utilizar nenhum equipamento.
  4. Exija ferramentas de trabalho revisadas e em ótimas condições de uso. A manutenção das máquinas e ferramentas utilizadas no dia a dia é essencial, tanto para a produtividade quanto para evitar acidentes de trabalho. Se algum utensílio apresenta problemas ou indicativo de mau funcionamento, não utilize e busque uma nova possibilidade junto aos responsáveis pelo setor.
  5. Não realize atividades além das funções previamente treinadas. A proatividade é ótima e traz grandes benefícios para o ambiente de trabalho. Mas pode ser um fator de risco quando executada fora das atribuições da pessoa empregada, principalmente em se tratando de atividades que envolvem maquinário específico.

 

Iniciativas da Raízen sobre segurança no trabalho

A Raízen se dedica a criar um ambiente seguro para todos os colaboradores e colaboradoras. Nas mais diferentes áreas, criamos ou adotamos soluções para garantir o bem-estar, diminuir riscos e manter a qualidade.

A meta seguida por todas as frentes de negócios da Raízen resume bem como lidamos com a segurança no trabalho: nosso compromisso é manter o número de acidentes zerado.

Permissão de Serviço: estratégia que reforça a gestão de risco em atividades especiais e trabalhos não rotineiros, garantindo qualidade, segurança e controle.

SIGO (Sistema Integrado de Gestão das Operações): conjunto de práticas para mitigar riscos com base em requisitos internacionais aplicáveis a toda empresa.

SIGO BEM: programa de conscientização para a saúde e bem-estar dos motoristas. O objetivo é que eles consigam reconhecer sinais de problemas de saúde e procurem ajuda.

TransMOV e Conduzir: programas de estímulo à produção com segurança e redução de custos nas operações de cana-de-açúcar.

Além disso, 100% da nossa frota de transporte é monitorada. Utilizamos inteligência artificial atrelada às câmeras de segurança dos veículos para acompanhar motoristas e entender os níveis de exaustão no percurso, acionando as áreas responsáveis quando necessário.

Como mencionado anteriormente, o Dia da Segurança, é uma das nossas principais ações internas para mobilizar e conscientizar não apenas nossos colaboradores e colaboradoras, como fornecedores, motoristas e comunidades no entorno das operações para a adoção de comportamentos seguros, por meio de atividades educativas.

O objetivo dessas atividades é atualizar a equipe sobre as melhores práticas em segurança, dentro e fora do trabalho. Nossas ações também focam no lado emocional, reforçando a importância da qualidade de vida e do autocuidado.

Nossas diretrizes sobre segurança no trabalho fazem parte do que chamamos de Política de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SSMA). Elas são compostas por ações e treinamentos de responsabilidade do Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Valorizar a vida vai além da linha de produção, do plantio ou das fábricas. Está na raiz dos nossos negócios.

A segurança é um valor inegociável para a Raízen e está sempre em primeiro lugar. Saiba como ela se conecta com nossa Agenda ESG.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!