Governança Social

Trabalhando Diversidade e Respeito na Raiz de tudo

Por Irina Catta Preta, diretora de gente na Raízen

Por: Irina Catta Preta Data: 01/09/2023 Tempo de leitura: 10 Minutos

Respeito é um valor intrínseco à nossa cultura. Acreditamos que promover o respeito, a inclusão e a diversidade é um compromisso diário ​​e, por isso, queremos ter cada vez mais representatividade no nosso time, potencializando também nossa capacidade de inovar e de nos desenvolver. 

Por aqui, ​o tema está alinhado não só à Employer Branding, mas a todos os objetivos de nossos negócios e ao propósito de redefinir o futuro da energia.  

Por que trabalhamos diversidade? 

Sabemos que o posicionamento e os valores das empresas contam. Diversidade, dentre os temas que poderiam ser listados, é um dos que tem mais sido destacado nos últimos tempos –​ não somente pela representatividade e pelo seu papel social, mas também pela potencialidade de resultados que podem ser obtidos por um time diverso. 

Segundo estudo realizado pela McKinsey, a performance financeira de uma empresa pode ser impactada pela diversidade: equipes executivas diversificadas em gênero têm 14% mais probabilidade de terem melhores resultados do que seus concorrentes. A Deloitte ainda adiciona como as práticas de diversidade, inclusão e equidade contribuem para a inovação (93%), aumentam a retenção de profissionais (90%) e melhoram a qualidade da força de trabalho (90%), segundo índices gerados na pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2022”. 

Na Raízen não poderia ser diferente, por isso decidimos trilhar caminhos que nos conectam com o tema e essa jornada já faz parte de nossa estratégia há alguns anos. 

 

Como a Raízen começou a apostar ainda mais em diversidade e inclusão 

Com a consequente maturidade que uma empresa ganha com o seu tempo de fundação, o tema Diversidade veio à tona em 2017, em um momento em que efetuamos um diagnóstico para entendermos o nosso cenário sobre equidade de gênero e o reconhecimento de vieses inconscientes. Ali, começamos a observar diferentes oportunidades e nos estruturarmos mais com a proposta de desenhar metas específicas que se alinhassem ao que gostaríamos de alcançar. 

Pensando nisso, assumimos um compromisso público para atingirmos, ao menos, 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025 – contamos mais sobre essa trajetória no artigo mulheres na liderança.  

Para dar sustentação a essa iniciativa e outras que viriam a promover uma grande transformação cultural, também criamos no mesmo ano a Cultura RAIZ. Em quatro valores, centralizamos grandes direcionadores para redefinirmos o futuro da energia, com impacto já no hoje.  

 

Para quem não conhece, os valores da Raízen são: 

  1. Realizamos agora olhando para o futuro
  2. Ampliamos o melhor de cada um
  3. Incentivamos o olhar questionador 
  4. Zelamos por relações produtivas. 

 

Os 4 valores tem como base o “Respeito na Raiz de tudo”. O desdobramento dessa revisão cultural ganhou grande espaço no dia a dia da Raízen através de muita consistência na disseminação da cultura, que garantiu que estes valores fossem vividos e reconhecidos no dia a dia. 

Para além da evolução cultural, o tema específico de Diversidade e Inclusão não ficou parado em 2017. Desde então, evoluímos em conversas, ações e inspirações, desafiando-nos a alcançar um nível de maturidade cada vez mais elevado. Sabemos que para termos ainda mais impacto, teremos mais esforços - e acabou sendo natural conectar diversidade e inclusão ao escopo da nossa frente de marca empregadora para ampliarmos o poder das mensagens e dos resultados que queremos obter. 

 

Censo de Diversidade  

Em 2022, realizamos um Censo de Diversidade alinhado às recomendações da LGPD, o qual nos ajudou a ter uma visão clara do panorama dos nossos talentos para que pudéssemos traçar um diagnóstico e novos caminhos. Essa é uma prática nossa: sempre estarmos atentos e agirmos com velocidade, buscando as melhores soluções e resultados. 

Com os dados, iniciamos novas ações para aumentar a representatividade de pessoas pertencentes ​​a grupos minorizados e para melhorar ainda mais a experiência de todas as pessoas que fazem parte de nosso time. Algumas frentes de trabalho foram desenhadas para atingirmos nossos objetivos, e vou contar mais a seguir como esse trabalho foi desdobrado. 

 

Grupos de afinidade  

De forma orgânica, surgiram alguns grupos de afinidade aqui na Raízen para disseminar conhecimento, trocar experiências, propor e implantar soluções. Atualmente, temos quatro grupos que conectam suas ações para equidade de gênero, pessoas negras, pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIAP+. Eles são denominados de Transformadores, e contribuem na nossa conexão entre diversidade e marca empregadora ao trazerem protagonismo para quem faz parte do time. 

 

Governança 

Para conectar ainda mais o tema D&I com a nossa estratégia de negócio, construímos uma nova governança para o tema. Com um Comitê de D&I Executivo, que reporta ao Comitê de ESG e ao board. Neste Comitê tratamos o plano de longo prazo, as prioridades do ano e os projetos em andamento. O trabalho vem sendo feito de forma colaborativa com os líderes e sponsors dos grupos de afinidade e todas as áreas de interface. 

 

Capacitação sobre diversidade 

Falar sobre diversidade é também educar. Apostamos em levar informações estruturadas e atualizadas sobre diversidade e respeito para nosso time em duas frentes: uma para a liderança e outra para todas as nossas pessoas colaboradoras.   

Nesse processo, foi criado o Diversifica LAB, que tem como missão ampliar o conhecimento de nossas lideranças para a compreensão das necessidades existentes em nossos times. Tivemos uma sensibilização em parceria com a B9 e do Mamilos Podcast, com a presença de Ju Wallauer e Cris Bartis, o que reforçou a importância do tema e o quanto queremos transformar a nossa liderança para que seja cada vez mais inspiradora.  

Em seguida, foi o momento de capacitar o time com uma Trilha de Diversidade e Inclusão, que foi construída e conduzida pela nossa especialista de D&I e pela área de aprendizagem Raízen. A área de Atração e Seleção e todos os líderes foram capacitados, além de 60% da área de Gente. 

 

Ações e Comunicação  

Alinhar as ações com o time de atração e seleção foi o próximo passo, com um direcionamento importante para termos em nossa estratégia alguns processos seletivos com vagas afirmativas. Elas contribuem para trazer mais intencionalidade nas contratações e, ao mesmo tempo, estimular a inclusão na prática. Aqui, é interessante destacar como a união entre marca empregadora e diversidade ampliou essa implementação. 

Avançando, foi o momento de trazermos mais contexto e explicarmos mais sobre a importância das vagas afirmativas – além de colaborarmos com conteúdos para sermos mais assertivos e empáticos na maneira de nos comunicarmos. Dois guias sobre o assunto foram desenvolvidos, sendo que o primeiro, realizado em conjunto com o time de Atração e Seleção e os Transformadores, teve como objetivo explicar o processo e as melhores práticas para a abertura de uma vaga afirmativa. O passo a passo abordou todos os pontos para que o processo seletivo seja empático e respeite as individualidades de cada pessoa. 

Já o segundo guia foi construído em conjunto com o time de comunicação corporativa para abordar comunicação inclusiva, empática e respeitosa. Todo o time da Raízen teve a oportunidade de conhecer as melhores práticas e substituições de termos/expressões que não devem mais ser utilizados, e também entender a importância dessas mudanças para promovermos ambientes mais inclusivos. 

Ainda houve mais mudanças: o cuidado com a acessibilidade foi reforçado, com todas as transmissões ao vivo passando a serem realizadas com interpretação simultânea para Libras

 

Como continuamos evoluindo 

Certamente, o apoio que temos recebido de todos os times, lideranças e áreas parceiras tem sido fundamental não apenas para difundir nossa proposta de valor, mas para criar estratégias que promovam ações para tornar a Raízen cada vez mais inclusiva e diversa. É importante visualizar e reconhecer o quanto as nossas pessoas colaboradoras já estão engajadas com o tema, sendo grandes aliadas em todos esses processos. 

Entretanto, não podemos parar: sabemos que o tema diversidade vai continuar demandando novos esforços e diferentes estratégias para se conectar aos avanços de nossa sociedade. Somente com uma jornada contínua de iniciativas e ações robustas que se complementam é que vamos seguir contribuindo para o nosso propósito de redefinir, juntos e juntas, o futuro da energia. 

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!