Ambiental Energia

I-REC: entenda como funciona o Certificado de Energia Renovável

Na busca por alternativas sustentáveis de geração de energia, o Certificado de Energia Renovável garante o rastreio da origem renovável conforme padrões internacionais.

Por: Times de Raízen Power e Sustentabilidade da Raízen Data: 25/08/2023 Tempo de leitura: 9 Minutos

As mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes e, consequentemente, trazem à tona as ações que precisam ser tomadas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE)

Para contribuir com a descarbonização, diversas empresas têm participado da transição energética e investido no consumo de energia renovável. 

Mas como comprovar que essa energia adquirida é realmente limpa? Para garantir o rastreio e, assim, comprovar a origem renovável da energia (ou a matriz elétrica renovável) é necessário adquirir o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC).

Quer saber mais sobre o funcionamento desse sistema e quais são seus benefícios e suas contribuições para uma geração de energia sustentável? Continue lendo. 

 

O que é I-REC?

Toda energia é gerada de alguma fonte, ela pode ser renovável ou não renovável. Para que essa energia chegue até os consumidores, ela trafega pelo SIN (Sistema Interligado Nacional), o “grid brasileiro” que são quilométricas redes de fios condutores de energia interligados em todo o país.

Então, como saber se a energia veio de uma fonte renovável ou não renovável? Como toda energia gerada viaja pelo mesmo caminho, não é possível determinar fisicamente sua origem. 

Mas, ao adquirir I-RECs, existe a garantia de estar comprando de uma empresa que realmente gera energia renovável para o sistema, conheça o Instituto Totum.

 

Como funciona o I-REC?

Cada REC é gerado de acordo com a quantidade de megawatt/hora injetada no grid, sendo, 1 REC = 1 MWh.

O sistema dele é formado por três formas de participação: 

  1. Como emissor – responsável por garantir que a parte contratual siga os padrões globais e por fiscalizar operações
  2. Como registrante – representantes de quem gera a energia
  3. Como participante – quem tem o registro I-REC, pode registrar os certificados em nome de qualquer consumidor de energia interessado na certificação e quer negociar certificados

O I-REC é emitido de acordo com a geração de energia renovável de uma empresa. Se for possível comprovar a credibilidade da matriz, a empresa está apta a solicitar a emissão e comercialização do certificado ao órgão regulamentador. 

Depois que o certificado é emitido, a negociação acontece conforme a disponibilidade da fornecedora. Uma vez registrado em nome do consumidor, os I-RECs aposentados no sistema não podem mais ser comercializados - para que não haja dupla contagem

Para uma empresa geradora de energia que atua nesses segmentos ter permissão para emitir a certificação I-REC, ela precisa atender a alguns pré-requisitos: além de usar uma fonte de energia renovável, ela deve estar legalmente instalada e adotar práticas adicionais de sustentabilidade.

Atualmente, 33 empresas têm permissão para vender I-RECs no Brasil, e a Raízen Power é uma delas. 

Após a aquisição dos certificados, o consumidor recebe um documento que comprova sua participação no programa de energia renovável. Esse documento pode ser usado para fins de rastreabilidade e comprovação de compromissos sustentáveis.

 

Como obter o I-REC com a Raízen Power?

A Raízen Power tem as melhores soluções para as empresas que querem seguir o caminho da descarbonização e passar a consumir energia renovável.

Já comercializamos mais de 5,6 milhões de I-RECs desde o primeiro ano de comercialização, ajudando outras empresas a reduzirem suas emissões de carbono. Saiba mais.

Oferecemos I-RECs de todas as fontes de energia - solar, eólica, biomassa e hídrica. Entre nossos clientes, temos empresas como Riachuelo, Lindoya Verão, Embalixo, Mondelez, Localiza e Heineken. 

Quer fazer um orçamento para a sua empresa? Entre em contato com a gente por aqui.

Conheça um pouco mais sobre como conseguir o seu certificado de energia renovável em 4 passos:

  1. Para obter o I-REC, o consumidor deve verificar a lista de participantes do Sistema The International REC Standard, disponível no site oficial e verificar as ofertas de certificados
  2. Qualquer consumidor do mercado cativo (acr) ou mercado livre de energia (acl) pode adquirir certificado de energia renovável conforme o volume de energia consumido no grid (ou SIN - sist interligado nacional) anualmente.

O cliente pode escolher entre certificados de energia solar, eólica, hídrica ou biomassa, a Raízen Power inclusive, possuí um portfólio completo de I-RECs. Mas lembre-se: o fornecimento de energia não necessariamente precisa ser da mesma empresa fornecedora dos I-RECs.

  1. Em seguida, o cliente deve informar o seu consumo anual de energia e a Raízen Power apresentará uma proposta correspondendo a este volume.
  2. Após a aquisição dos certificados, o consumidor recebe um documento que comprova sua participação no programa de energia renovável. Esse documento pode ser usado para fins de rastreabilidade e comprovação de compromissos sustentáveis, visto que o certificado tem como efeito a descarbonização de emissões relacionadas a aquisição de energia - conhecidas como emissões de escopo 2.

 

Quanto custa o I-REC?

O valor do MWh pode variar de acordo com a demanda, ou seja, conforme o consumo anual de energia de cada empresa: quanto maior o consumo, mais barato é o preço unitário do certificado. 

 

Qual é a importância do I-REC no mercado de energia?

Quando se compara com outros países, ainda não estamos de igual para igual com europeus e asiáticos na emissão de RECs. De acordo com o Panorama de Certificados de Energia Renovável publicado pela Foha eTech, houve um aumento significativo no interesse pelos certificados nos últimos cinco anos. Para se ter uma ideia, entre junho de 2019 e maio de 2020, a China transacionou quase 9,5 milhões de I-RECs, enquanto o Brasil, 3 milhões.

As empresas compreendem a importância de migrar para fontes de energia renovável e o mercado cobra essa postura. Práticas de ESG e iniciativas de responsabilidade ambiental, por exemplo, hoje são mais do que decisivas para fechar negócio ou receber investimento. 

A demanda tem aumentado e as usinas brasileiras têm investido para oferecer um maior portfólio de matrizes renováveis. É vantajoso para o mercado, mas principalmente para empresas que buscam firmar seus posicionamentos diante das mudanças climáticas. 

 

6 benefícios dos RECs para as empresas

De ter sua empresa priorizada em algumas negociações à consolidação de posicionamentos sustentáveis, confira as principais vantagens de se obter o REC:

  • É uma forma de agregar valor ao negócio, reforçando a credibilidade de suas práticas ESG
  • É considerada a melhor forma de atestar que a origem da energia é de fato renovável
  • É indispensável para adquirir títulos e selos de reconhecimento por iniciativas de proteção ambiental
  • Sua empresa contribuiu com uma matriz energética brasileira ainda mais renovável
  • Já é, em alguns mercados, o único tipo de certificado aceito. Exemplo disso é o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), especialista em construção de prédios verdes
  • O I-REC tem potencial de reduzir ou zerar emissões de escopo 2 (emissões indiretas provenientes de compra/aquisição de energia).

 

Para continuar aprendendo sobre o impacto das mudanças climáticas e entender o que é possível ser feito para evitá-las, além do uso de energia renovável, clique aqui

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!