Social

Mulheres no agro: entenda sua representatividade para o setor

O Dia da Mulher Rural reforça a importância das mulheres para o agronegócio. Neste texto, explicamos a origem da data e as ações fomentadas pela Raízen para o desenvolvimento de mais profissi

Por: Times de Comunicação Corporativa e Gente da Raízen Data: 21/10/2022 Tempo de leitura: 8 Minutos

As mulheres no agro são destaque em atuação e protagonismo, e ganham cada vez mais espaço e lugar de fala nas discussões das áreas que abrangem o agronegócio.

Na Raízen, a força de trabalho feminino no agronegócio vai além dos projetos, e o investimento no desenvolvimento das mulheres faz parte dos compromissos públicos firmados pela empresa para o crescimento sustentável.

Conheça as ações desenvolvidas pela Raízen para fomentar o desenvolvimento de mulheres no agro, sua importância no campo e como pretendemos ampliar a atuação delas dentro das nossas frentes de negócios no texto a seguir!


Qual é a importância de termos mulheres no agro?

Em 15 de outubro, celebramos o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi criada em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem o objetivo de conscientizar sobre a presença delas no campo. Mas essa importância vai além da data.

Engajadas e organizadas, as mulheres que trabalham no agro são força motriz para a criação de ambientes mais dinâmicos e para o crescimento dos negócios – dentro e fora do campo.

A adaptabilidade das profissionais que atuam no campo é uma qualidade essencial para trabalhar com o agronegócio, principalmente se considerarmos as questões naturais que podem impactar negativamente as safras, como o exemplo das chuvas.

Com maestria, as mulheres do agro conhecem o solo por onde pisam e entendem que nem sempre tudo está sob controle, mas que novos tempos e novas safras vêm. E o agro só tem a ganhar com essa e outras qualidades inerentes às mulheres.


Mulheres no agro: veja quantas trabalham na área

Levantamentos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares com produção de agronegócio – o que representa aproximadamente 8,5% da área ocupada por sítios e fazendas no país.

De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, lançado em 2017, foi identificado que 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país, e 57% desse número estão concentradas na região Nordeste.

Ainda, como mostram os dados apresentados pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), 71% das mulheres ligadas ao agro precisam lidar com diversas tarefas e responsabilidades. Isso porque elas são incumbidas de obrigações relacionadas à propriedade e administração do negócio, bem como questões da vida pessoal e do lar, além da maternidade.

O desenvolvimento de ações para incentivar a presença de mulheres no campo é uma ferramenta estratégica para os negócios. Nos próximos parágrafos você conhecerá ações específicas da Raízen a favor do desenvolvimento das profissionais para atuação no agro.


Mulheres no agro: conheça lideranças femininas

Conheça seis mulheres inspiradoras em cargos de liderança do agro que atuam diretamente com a Raízen:

  • Ariene Jamile - especialista em equipamentos agrícolas e com uma equipe de mais de 400 pessoas, Ariene é Gerente de Manutenção Automotiva na Raízen.

  • Fabiana Barrocal - ela atua no setor sucroenergético há mais de 15 anos e começou como trainee na Raízen. Em 2018, Fabiana tornou-se a primeira mulher a assumir uma posição de gerência executiva da companhia. Hoje, ela é Gerente industrial da operação de Biogás no Parque de Bioenergia Costa Pinto (Piracicaba - São Paulo).

  • Hávala Reis - ela é Gerente industrial da operação da nova planta de Etanol de 2ª Geração, do Parque de Bioenergia de Bonfim (Guariba - São Paulo). Hávala fica à frente da segunda planta de E2G da Raízen que está em construção e faz parte da estratégia da empresa para redefinir o futuro da energia.

  • Tânia Fernandes - Tânia é uma engenheira que ocupa o cargo de Diretora de operações agroindustriais na Raízen. Ela passou por diferentes setores antes de chegar ao agro e já está há sete anos no setor.

  • Thais Fornicola - a engenheira foi a primeira mulher a se tornar Diretora de operações agroindustriais na Raízen e começou a se conectar com o agro como BP, no time de Gente da empresa. Em 2021, Thais foi listada como uma das 100 mulheres mais poderosas do agro, segundo a Revista Forbes.


Além das nossas líderes, a lista completa da Forbes contempla outras grandes mulheres presentes no agronegócio brasileiro, que servem como inspiração para o desenvolvimento de cada vez mais profissionais e líderes na área.

Conheça mulheres inspiradoras de toda a Raízen:




Dia das mulheres no agro: entenda a importância dessa data

Além de reforçar a importância das mulheres no agro, o Dia Internacional das Mulheres Rurais também atua como um lembrete da crescente presença feminina no setor.

Com aproximadamente 14 milhões de mulheres atuando em setores do agro (segundo dados da Organização Internacional do Trabalho), 40% da mão de obra agrícola é composta por mulheres.

O tema e a data levantam debates importantes sobre as mulheres no agro e as ações para alavancar esses números, principalmente de lideranças.


Ações da Raízen para valorizar as mulheres no agro

Até 2025, queremos alcançar a marca de 30% de mulheres em cargos de liderança, a partir da coordenação. E as mulheres do agro na Raízen contam com ações específicas para o fomento da área.

O Sistema de Excelência Raízen, por exemplo, ou o SER+, como também é chamado, promove por meio da metodologia Lean a transformação dos ambientes de trabalho com foco em produtividade e eficiência. Como resultado desses investimentos, observamos um aumento considerável de mulheres em cargos de liderança em áreas operacionais até então lideradas por homens, como é o caso do ramo de manutenção de maquinários agrícolas.

Por meio de ações como essas, queremos transformar as relações do mercado com as mulheres, e crescer de maneira sustentável e equilibrada. O futuro da energia é renovável e, também, feminino.

Conheça os demais compromissos da Raízen para o desenvolvimento sustentável

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!