Sustentabilidade Ambiental

Qual é a importância da sustentabilidade ambiental?

Entenda por que as pessoas, organizações e empresas estão cada vez mais engajadas na preservação de recursos naturais.

Por: Times de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Raízen Data: 19/05/2023 Tempo de leitura: 12 Minutos

Os seres humanos são os principais agentes modificadores do meio ambiente. Os recursos naturais são utilizados nas mais diversas atividades: produção de alimentos, medicamentos, maquinários, energia, transportes, construção etc. Por essa e outras razões, as discussões e ações pela sustentabilidade ambiental são urgentes.

Durante a Cúpula do Clima, os compromissos para se aproximar do Acordo de Paris (2015) foram atualizados. O Acordo foi firmado por alguns países que assumiram a necessidade de reduzir suas emissões de CO2 em 45% até 2030, visando garantir a qualidade de vida para os habitantes deste planeta.

A partir dessa urgência global, sociedade e, principalmente, empresas precisam considerar cada vez mais seriamente os aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança em suas decisões e iniciativas. Já falamos com maior profundidade sobre sustentabilidade corporativa neste artigo.

A sustentabilidade ambiental é um dos principais aspectos a serem considerados nesta jornada de enfrentamento à degradação do planeta e da conservação dos recursos naturais. A preservação da biodiversidade, da qualidade da água, do ar e a redução da emissão de gases do efeito estufa (GEEs) são pontos essenciais na agenda de combate às mudanças climáticas.

Vamos entender mais sobre a importância da sustentabilidade ambiental? Boa leitura!


O que é sustentabilidade ambiental?

Sustentabilidade ambiental é um conceito que se refere ao equilíbrio entre o uso de recursos naturais e a conservação deles para as gerações futuras.

De acordo com a Fundação Wiese, ela “implica promover o desenvolvimento econômico e alcançá-lo, mas sem ameaçar ou degradar o meio ambiente, ou seja, o impacto ambiental deve ser mínimo”.

Nessa perspectiva, considera-se que, além de atender as demandas atuais, é preciso reduzir impactos ambientais negativos e garantir tempo suficiente de renovação dos recursos naturais.

Além disso, entra no aspecto ambiental a redução das emissões dos gases do efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono. Afinal, a concentração desses gases na atmosfera está levando a um aumento da temperatura na Terra e comprometendo a biodiversidade do meio ambiente.


Qual é o objetivo da sustentabilidade ambiental?

O objetivo da sustentabilidade ambiental é garantir que as atividades humanas sejam realizadas de forma consciente, respeitando os limites da natureza, viabilizando sua capacidade de se regenerar e manter o equilíbrio natural.

No âmbito empresarial, há o objetivo adicional de cumprir legislação e acordos internacionais que prezam pelo mesmo propósito de conservação ambiental.

Esses objetivos se ligam aos demais aspectos do tripé da sustentabilidade: justiça social e qualidade de vida para que todos possam desfrutar de um ambiente saudável e próspero.


Sustentabilidade ambiental nas empresas: entenda seus benefícios

Se a conservação da vida é um objetivo a longo prazo, que pode ser de difícil visualização para algumas pessoas, há outros benefícios mais imediatos em se adotar práticas de sustentabilidade ambiental em empresas. Confira alguns:


Redução de custos

Em alguns casos pode haver investimentos iniciais mais altos em novas tecnologias. Porém, ao longo do tempo, as práticas sustentáveis tendem a ser mais econômicas, com redução do consumo de energia, água e materiais.


Melhoria da reputação

O compromisso real com práticas de sustentabilidade ambiental ajuda na construção da imagem da marca. Isso aumenta a confiança de investidores, parceiros de negócios e clientes.


Conformidade com a legislação

A adoção de práticas sustentáveis muitas vezes também atende a normas e regulamentações ambientais, evitando multas e sanções.


Atração e retenção de talentos

As empresas que contam com práticas sustentáveis podem ser mais atraentes para talentos que buscam trabalhar em organizações comprometidas com a responsabilidade socioambiental.


Acesso a novos mercados

A adoção de práticas sustentáveis pode abrir novas oportunidades de mercado, especialmente em setores que valorizam a responsabilidade ambiental. Há países que já impõem parâmetros ambientais para importar produtos.


Conheça o tripé da sustentabilidade ambiental

Como já mencionado no início, apesar de ser o aspecto mais evidente e debatido, a sustentabilidade ambiental é apenas uma das pontas do tripé da sustentabilidade.

Você sabia? Em 1994, o sociólogo e consultor britânico John Elkington criou o conceito de Tripé da Sustentabilidade, ou Triple Bottom Line (TBL), também conhecido como Pessoas, Planeta e Finanças.

Para que seja sustentável, a empresa precisa ser ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.


Como funciona a sustentabilidade ambiental no Brasil?

A sustentabilidade ambiental passou a ser uma questão mais presente no Brasil a partir da década de 1980. O marco foi a Lei da Política Nacional de Meio Ambiente, que estabeleceu áreas protegidas, bem como iniciou a regulamentação de atividades poluidoras e tratamento de resíduos.

A partir daí, outras leis foram criadas para reforçar o arcabouço legal de conservação dos recursos naturais brasileiros. É o caso da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Além disso, ações regulatórias do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) definem patamares mínimos para que empresas com potencial poluidor possam se ajustar e evitar multas.


Gestão ambiental e sustentabilidade: qual é a relação?

Além de seguir normas, a gestão ambiental no âmbito da empresa é essencial para o acompanhamento de resultados das práticas de sustentabilidade. Nesse sentido, envolve identificar os impactos ambientais negativos do presente, avaliar pontos de melhoria e monitorar os resultados continuamente.

Fazem parte da gestão ambiental relatórios de emissão de gases, auditorias internas e externas, estudos para redução de danos e estratégias de disseminação de boas práticas.

Um exemplo disso é o Relatório Anual de Sustentabilidade (RAS), que mostra avanços da Raízen nos três pilares da sustentabilidade.


Sustentabilidade ambiental: exemplos

Boas práticas de sustentabilidade ambiental podem ser aplicadas nos mais diferentes setores: no campo, na indústria, em escritórios e até individualmente. Vamos ver alguns exemplos?

- Reutilização e uso racional da água: além de evitar desperdícios, em residências é possível aproveitar água da chuva ou mesmo da máquina de lavar roupas para limpar o chão, por exemplo. Em empresas também é possível criar formas de condensar o vapor da água, transformando em água reutilizável.

- Redução de uso de plásticos e reciclagem: pode ser uma medida individual ou empresarial, a partir de políticas de logística reversa (para reciclar embalagens) ou mesmo de mudanças na forma de embalar os produtos.

- Tratamento adequado de resíduos: reutilizar resíduos sempre que possível, seguindo os princípios da economia circular. Quando isso não for possível, separar e tratar resíduos antes de descartá-los.

- Economia de energia e preferência por recursos renováveis: preferir lâmpadas de LED, que consomem menos energia, é um bom começo. Em veículos, dar preferência ao etanol, que é um recurso renovável e que emite menos poluentes na atmosfera.

A Raízen tem como propósito redefinir o futuro da energia e, para isso, trabalha diariamente para aumentar as ofertas de energias renováveis. Além disso, dentro da lógica de aproveitamento de resíduos da produção de açúcar e etanol, produz etanol de 2ª geração, que além de emitir ainda menos CO2, esse combustível permite que se produza mais energia sem aumentar a necessidade de área plantada.


Entenda como funciona a sustentabilidade ambiental na Raízen

Sustentabilidade ambiental é um pilar essencial nos negócios da Raízen. Como uma empresa integrada de energia, nosso compromisso com as melhores práticas vai de ponta a ponta da cadeia produtiva. Esse processo começa pelo cultivo da cana-de-açúcar, passa pela produção de energias renováveis e açúcar e continua na distribuição e comercialização de combustíveis renováveis.

Na Raízen, adotamos os princípios da Economia Circular em nossos processos, produtos e negócios. Isso garante a eliminação de resíduos, a regeneração de sistemas naturais, mantendo produtos e materiais em seu mais alto valor, através da elaboração de subprodutos. Por exemplo, com o bagaço da cana, geramos bioeletricidade e etanol de 2ª geração. Já as cinzas, a torta de filtro e a vinhaça são usados como fertilizantes naturais.

Para acompanhar a evolução das práticas sustentáveis, assumimos compromissos públicos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre os compromissos diretamente ligados à sustentabilidade ambiental, destacam-se:

● Aumento de 80% na produção de energia renovável até 2030

● Redução da pegada de carbono do etanol em 20% até 2030

● Redução de 15% do volume de água captada em fontes externas no período de moagem da cana

● Aumento de 15% na geração de energia por área colhida (GJ/ha), otimizando ainda mais o uso da terra

● Rastreabilidade de 100% do volume de cana moída

● 100% das fontes de cana-de-açúcar cobertas por um padrão de sustentabilidade reconhecido internacionalmente

Além de trabalhar por essas metas em suas próprias áreas, a Raízen atua junto a fornecedores de cana para que também se alinhem às melhores práticas de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Fazemos isso por meio de programas como o Desenvolve, Elos e Cultivar, proporcionando desde treinamentos a financiamentos especiais para a implementação de mudanças.

Saiba mais sobre os compromissos e acompanhe nossos avanços em cada uma dessas áreas: Raízen | Agenda ESG | Compromissos públicos.

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!