raizen_sustentabilidade_2011_2012 - page 26-27

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Outra estratégia nesse campo é o investi-
mento crescente em pesquisas sobre no-
vas variedades da cana-de-açúcar.
Isso é
realizado em parceria com institutos cien-
tíficos e outras empresas. A Raízen faz
parte do controle do Centro de Tecnologia
Canavieira (CTC), que desde 1969 realiza
estudos sobre o tema, e possui parcerias
com outras empresas, como Bayer e Du-
pont. Algumas das principais linhas desses
trabalhos são o desenvolvimento do etanol
de segunda geração (
ver quadro ao lado
) e
a aplicação da biotecnologia para criar va-
riedades da planta que possuam um índice
maior de açúcar ou que sejam resistentes
a pragas, entre outros aspectos. Segundo
o CTC, somente com o uso de variedades
locais de alta produtividade, é possível au-
mentar a produtividade de um canavial de
20 a 50% em poucos anos.
Na área de distribuição de combustíveis,
é fundamental que a Empresa consiga
entregar seus produtos de acordo com as
expectativas de seus clientes. Por isso, a
Raízen trabalha para desenvolver a mais
avançada plataforma de tecnologia de
abastecimento, gestão de frotas e paga-
mento, com segurança e rapidez.
Um dos resultados práticos dessa visão foi
o desenvolvimento de um
software
de ges-
tão chamado Sistema Integrado de Co-
mercialização e Logística do Etanol (Sicle).
O Sicle foi criado para auxiliar no gerencia-
mento da capacidade de armazenagem
da Raízen em todo o Brasil. A ferramenta
busca otimizar a comercialização e o uso
da infraestrutura da Empresa, permitin-
do identificar a melhor maneira de alocar
a produção, a partir de avaliações de de-
sempenho em tempo real.
A área administrativa da Companhia tam-
bém é cada vez mais tecnológica. Um bom
exemplo disso é o CSOnline, uma platafor-
ma virtual de autoatendimento que em seu
primeiro ano de operação conquistou um
índice de satisfação de clientes de 98%
(
ver quadro abaixo
).
pesquisa
Etanol de segunda geração
está em desenvolvimento
A próxima fronteira tecnológica da indústria sucroalcooleira é o
etanol de segunda geração, chamado assim porque se utiliza do
bagaço e da palha da cana-de-açúcar. Ao aproveitar os resíduos do
processo existente hoje, a tecnologia proporcionará um aumento
significativo de produtividade com o uso da mesma área de cultivo.
A Raízen já dá passos largos para ser a pioneira nesse movimento
e conta atualmente com participação acionária em modernas plan-
tas-piloto e de demonstração no Canadá, e produção de etanol de
segunda geração. A partir do milho e do trigo, a experiência tem
apresentado resultados animadores, que projetam seu uso em es-
cala comercial nos próximos anos.
Em 2012, a Raízen começou a enviar parte do bagaço de cana-de-
-açúcar de sua produção para o Canadá. A avaliação da produção
de etanol de segunda geração avançará nos próximos meses, de-
talhando a adaptação da tecnologia para o uso dessa biomassa. Os
planos da empresa são de iniciar, nos próximos três anos, a produ-
ção comercial do etanol de segunda geração no Brasil.
Investimentos crescentes
em pesquisa visam
à maior produtividade
na fabricação do etanol
pilares estratégicos
O CSOnline é um dos principais canais de comunicação entre a Raízen e
seus revendedores. Por meio do sistema, é possível realizar pedido de en-
trega de combustível e outras operações do dia a dia, como emissões de
segunda via de boletos e de faturas com datas de pagamento diferentes,
verificação de extratos de lançamentos, consultas de preços e de status de
pedidos, entre outras ações. No final de 2012, a ferramenta recebia apro-
ximadamente 210 mil acessos por mês e respondia por mais de 90% dos
pedidos de combustíveis da Empresa.
Para a Raízen, o CSOnline garante maior confiabilidade e a certeza de que
o pedido será atendido de acordo com a solicitação enviada. Além disso,
oferece rapidez, segurança e reduz custos operacionais. Nesse último as-
pecto, como consequência do sucesso da plataforma virtual, o atendimento
a clientes realizado pela central telefônica da Raízen caiu de 70 mil ligações
por mês para 40 mil.
Tecnologia melhora o
atendimento aos revendedores
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