raizen_sustentabilidade_2011_2012 - page 30-31

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R$
600
milhões
serão investidos
em infraestrutura
A infraestrutura da
Raízen inclui terminais
de distribuição de
combustíveis e bases
em portos e aeroportos
Outra frente de atuação é a melhor utili-
zação da infraestrutura já existente. Uma
das formas de se fazer isso é a inclusão do
transporte associado à venda dos produ-
tos da Raízen, o que ocorre em cerca de
40% das transações. Como a produção de
etanol está dispersa em 24 unidades pro-
dutoras, busca-se centralizar parte dessa
produção em polos de distribuição, pro-
movendo ganhos de escala.
ca de 60% de todo o transporte de carga é
feito por rodovias, 25% segue por ferrovias
e 15% é feito por água (rios e mar). As dis-
tâncias e as condições ruins das estradas
tornam o panorama muito difícil.
Considerando esse cenário, a Raízen defi-
niu como estratégico para seu crescimen-
to antecipar-se ao avanço da infraestrutura
brasileira.
A Companhia destinará um to-
tal de R$ 600 milhões para investimentos
nessa área até o final de 2013.
Os recur-
sos envolvem a construção de novos ter-
minais, ampliação e remodelação de uni-
dades existentes, melhorias na tancagem
(armazenamento de líquidos em tanques)
e no escoamento por ferrovias e hidrovia.
Na safra 2011-2012, a Empresa iniciou
novas operações de armazenagem e distri-
buição em Guamaré (RN), Campos (RJ), Vi-
tória (ES), São Luís (MA) e Alto Taquari (MT),
além de ter adquirido ativos em Guarulhos
(SP), Barueri (SP), Paulínia (SP) e Rondonó-
polis (MT). Também foi dado início à am-
pliação do Terminal Exportador de Álcool
de Santos (TEAS), do qual a Raízen é acio-
nista. Na safra 2012-2013, a companhia
adquiriu ativo em Esteio (RS) e iniciará ope-
rações em Palmas (TO) e Ourinhos (SP).
Infraestrutura
Entre a área produtiva e o consumidor fi-
nal de seus produtos, a Raízen realiza uma
série de atividades que dependem de infra-
estrutura logística. A Raízen quer ser cada
vez mais competitiva e oferecer a melhor
estrutura e suporte logístico em todos os
locais de atuação. Isso significa disponibi-
lizar bases de operação 24 horas por dia
durante os 7 dias da semana, utilizando a
melhor opção de modal de transporte.
Há décadas no Brasil se investe insuficien-
temente nessa área, o que tornam a movi-
mentação e o armazenamento de cargas
mais caros e demorados. Os resultados da
pesquisa Custos Logísticos 2011, do Insti-
tuto de Logística e Supply Chain, são uma
boa amostra das dificuldades vividas pelo
setor. Apenas com logística, o Brasil gas-
tou R$ 391 bilhões em 2010, valor equi-
valente a 10,6% do seu Produto Interno
Bruto (PIB). No país, o custo com logística
representa, em média, 8,5% da receita lí-
quida das empresas, enquanto nos EUA,
por exemplo, esse percentual é de 7,7%.
Isso quer dizer que, na competição global,
o Brasil sai perdendo.
A situação dos modais também é crítica.
Segundo o Ministério dos Transportes, cer-
Hoje, cerca de 80% da produção do etanol
está concentrada nos Estados de São Pau-
lo, Goiás, Mato Grosso e Paraná, o que de-
manda movimentos rodoviários de mais de
1,5 mil km para suprimentos das Regiões
Sul, Norte e Nordeste. Por isso, o desenvol-
vimento de outros modais é importante para
o escoamento da produção.
A Raízen detém participação na Logum, em-
presa de logística que implantará um alcool-
duto que ligará os Estados de Goiás, Mato
Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio
de Janeiro.
O sistema logístico de transporte de etanol a
ser implantado abrange 1,3 mil km de dutos,
com capacidade de transporte de 20,8 milhões
de metros cúbicos por ano, e dez terminais de
armazenamento de etanol. O sistema ligará as
principais regiões produtoras aos centros con-
sumidores da Grande São Paulo e do Rio de
Janeiro, assim como aos terminais marítimos
de Ilha D’Água (RJ) e Caraguatatuba (SP), de
onde o produto poderá ser distribuído para os
demais centros consumidores do país e para
outros mercados internacionais por meio da
cabotagem.
A união entre dutos e navios formará um mo-
delo de transporte rápido, de menor custo e
menos poluente.
Novo sistema melhorará
a distribuição do etanol
O alcoolduto ligará
os Estados de Goiás,
Mato Grosso do Sul,
Minas Gerais, São Paulo
e Rio de Janeiro
pilares estratégicos
A adulteração de combustíveis é uma amea-
ça à sustentabilidade de mercado, por cons-
tituir uma competição irregular e desleal.
Essa prática, além de lesar as marcas das
companhias de distribuição, dá prejuízo para
os usuários dos veículos e para o meio am-
biente, pois interfere no pleno funcionamento
dos motores e aumenta a poluição.
Apesar de já ter sido mais frequente, a práti-
ca persiste no mercado.
Combate à adulteração dos combustíveis
A Raízen coíbe a adulteração por meio do
relacionamento com revendedores e pela
rescisão do vínculo contratual com os co-
merciantes reincidentes. A fiscalização de
combate a essa prática é realizada pela ANP,
com o apoio do Ministério Público, Polícias
Federal e Civil, com a cooperação do Sindi-
cato Nacional das Empresas Distribuidoras
de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom).
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