Social

Como o cenário mundial influenciou a construção da estratégia de bem-estar na Raízen?

Apesar de se tratar de uma avaliação pessoal e individual, o bem-estar também é uma forma de mensurar produtividade e uma boa gestão em uma empresa

Por: Tatiana Gabarron Data: 13/06/2023 Tempo de leitura: 9 Minutos

Em 2022, a ONU divulgou uma de suas mais completas revisões sobre saúde mental. Após quase três anos de pandemia, a discussão sobre o tema e a preocupação com o bem-estar emocional das pessoas ganhou um novo nível de atenção.

Casos de depressão, ansiedade e burnout (esgotamento por trabalho) aumentaram cerca de 25% em todo o mundo.

Mas não é só a questão mental que está em discussão por aqui. Há também um contexto em que temos na América Latina altos índices de diagnósticos de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e outros tipos de doenças, como o câncer, que estão fortemente relacionadas com o estilo de vida das pessoas.

Por esse motivo, o sedentarismo, hábitos alimentares, contexto socioambientais e individuais também impactam na percepção de bem-estar.

O bem-estar também está relacionado a outros fatores, como as relações que construímos ao longo da vida, seja no trabalho ou na vida social e um outro tópico que pouco se fala, mas tem um impacto relevante na vida de toda pessoa: a questão financeira.

Já parou pra pensar que a forma como lidamos com nosso dinheiro pode ser determinante para um estado de maior ou pior bem-estar?

Sempre atenta à segurança e ao bem-estar de todo o time, a Raízen traçou um plano pelo bem-estar integral, relacionado com nossa meta de 2030. Quer saber mais sobre essa estratégia e como ela pode impactar positivamente a qualidade de vida e produtividade sustentável dos colaboradores? Continue lendo.

Leia também - Direitos humanos: a raiz de um futuro próspero


Como o trabalho afeta o bem-estar?

O ambiente de trabalho pode ser o local em que as pessoas passam a maior parte do dia. Sendo assim, o bem-estar dos colaboradores depende muito da infraestrutura, das condições para exercer suas atividades e das relações pessoais.

Trabalhar com ferramentas adequadas também influencia a saúde mental. Isso porque o colaborador se sente seguro, amparado, respeitado e valorizado pela empresa.

A relação com as lideranças não fica de fora dessa lista, já que o letramento dos líderes sobre o tema, vai de encontro a um ambiente de trabalho saudável. A resolução de conflitos e as avaliações devem considerar também as questões humanas, como erros e inseguranças, além do desempenho profissional.

Quando o colaborador recebe um feedback negativo, mas construtivo, tem a chance de rever sua performance, aprender e melhorar. O bem-estar funciona como um ecossistema: quando algo não vai bem, reflete em diferentes dimensões de sua vida.

E as empresas já entenderam que é preciso investir em bem-estar integral para manter o equilíbrio desse ecossistema. Disponibilizar ferramentas de autocuidado, estímulo à prática de atividade física e promoção de um espaço acolhedor são algumas medidas bastante adotadas.

Na Raízen, existe o Hub de Bem-estar, um núcleo organizado com o objetivo de criar uma cultura focada nas pessoas, gerando transformações positivas a nível organizacional.

O Hub surge da compreensão de que investir no bem-estar dos colaboradores soma na satisfação pessoal e profissional, e ainda diminui riscos financeiros, trabalhistas e reputacionais.

 

Saiba mais - Carreiras na Raízen: saiba mais como é estagiar na empresa

 

Bem-estar e ESG: qual é a relação?

O bem-estar dos colaboradores é um componente importante do pilar social do ESG (Ambiental, Social e Governança). Ele se concentra na maneira como as empresas cuidam de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho saudável, seguro e inclusivo.

Para promover esse espaço, o Hub de Bem-estar da Raízen criou uma estratégia que categoriza as dimensões de bem-estar em: Social, Emocional, Financeiro e Físico.

Em cada categoria, estão organizados dados relevantes sobre os colaboradores, servindo de base para iniciativas, programas em melhoria contínua. Por exemplo, cerca de 36% dos quase 14 mil entrevistados afirmaram ter pouco tempo para praticar atividade física.

Observando esse número, traçamos um plano de ação voltado para:

  • estimular o conceito de autocuidado para prevenção de doenças físicas e emocionais;
  • detectar doenças de forma precoce trabalhando com campanhas preventivas;
  • combater o sedentarismo e promover o tema de nutrição saudável;

O mesmo acontece com as outras dimensões, trabalhando pela implementação das iniciativas voltadas ao bem-estar integral, conectando os recursos da Raízen, fornecedores e parcerias.



Estratégia de bem-estar da Raízen

A estratégia de bem-estar não é uma ação pontual, é necessária a construção de um ecossistema. A Raízen observa as mudanças a partir das iniciativas, analisa os indicadores, identifica as alternativas e continua um ciclo de acompanhamento contínuo dessa estratégia.

Desde o começo de 2023, já foram realizadas lives, rodas de conversa, sessões de meditação, aulas temáticas, desafios promovendo a prática de atividade física, Grupo de hábitos saudáveis, campanhas sobre temas importantes como: Janeiro Branco e Alimentação Saudável que impactou diversos colaboradores e dependentes em formato online e presencial.

Em maio, houve o pré-lançamento do Grupo de Hábitos Saudáveis, com foco na mudança de hábitos/ estilo de vida. Os colaboradores receberam aconselhamento nutricional individual durante o programa, aprenderam mais sobre alimentação e participaram de desafios semanais para construir sua melhor versão.

Agora em junho, estamos lançando a Jornada de Bem-Estar que contará com treinamentos para liderança e a criação do primeiro grupo de Disseminadores de Bem-Estar.

Como área, entendemos também que o engajamento da liderança é fundamental nesse processo. Quando temos líderes comprometidos com o bem-estar de suas equipes, há uma preocupação genuína com o desenvolvimento e a qualidade de vida dos times. Isso cria um senso de confiança e apoio, incentivando a motivação, o engajamento e a produtividade.

Por isso, um dos pilares estruturantes é também oferecer treinamentos específicos sobre bem-estar direcionados aos líderes, proporcionando habilidades e o conhecimento necessários para promover e manter a cultura de bem-estar em toda a organização.

Ao aprenderem sobre estratégias de gerenciamento do estresse, resiliência, comunicação efetiva e incentivo ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, os líderes são sensibilizados como melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, promovendo um clima organizacional saudável e sustentável.

Essa abordagem estratégica, que combina liderança engajada e treinamentos especializados, fortalece os laços entre líderes e suas equipes, aumentando o bem-estar e o sucesso geral da empresa.

Seguimos trabalhando pela promoção do autoconhecimento, conscientizando e apoiando as equipes dentro dessa cultura. Com ações, programas e benefícios, estimulamos o autocuidado e a mudança de hábitos – em todas as formas – de todo o time.

O bem-estar é a energia para a melhor versão de todas e todos!


As práticas ESG vão além da sustentabilidade e da garantia de bem-estar social, físico e emocional. Saiba mais sobre o conceito de forma descomplicada e como é aplicado na Raízen

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!