Social Artigo

Direitos humanos: a raiz de um futuro próspero

Os Diretos Humanos são nossos! Os respeitando e incentivando nossos parceiros a fazer o mesmo, fortalecemos a ética, a sustentabilidade, a segurança e o crescimento de toda nossa gente.

Por: Ettore Martines Data: 09/01/2023 Tempo de leitura: 8 Minutos

Você já ouviu a frase “somos todos iguais”. Certo?

Esse conceito de igualdade só pôde se concretizar graças aos direitos humanos e eles estão previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos que são aplicáveis a todas as pessoas e em qualquer parte do mundo.

Eles, são os mesmos direitos que você tem em comum com uma pessoa de outro continente, ainda que com uma cultura completamente diferente da sua – pelo simples fato de serem humanos.

Todas e todos nós temos direito à vida, à dignidade, à liberdade de expressão e de associação, independentemente da nossa nacionalidade, etnia, gênero, religião, classe social, entre outros fatores.

É importante que qualquer cidadão do mundo saiba o que são os direitos humanos, tanto para cobrá-los quanto para respeitá-los em relação ao próximo.

Assim, pessoas, governos e empresas devem tomar medidas para uma convivência justa em sociedade. Por falar em empresa, a Raízen trabalha para garantir o cumprimento dos direitos humanos, dentro e fora da companhia.

As próximas linhas vão te ajudar a entender como os direitos humanos funcionam e saber tudo o que a gente faz dentro desse tema. Vamos nessa?


Afinal, o que são direitos humanos?

Os direitos humanos são aqueles que garantem existência digna a qualquer pessoa, independentemente de gênero, raça, classe, idioma, religião, idade, orientação sexual ou qualquer condição. Portanto, a premissa dos direitos humanos não é favorecer ou privilegiar ninguém. Ao contrário, a ideia é garantir oportunidades para que as pessoas vivam de forma decente.

São direitos básicos de qualquer cidadão ou cidadã a uma vida plena. Alguns exemplos são o direito à alimentação, educação, trabalho, saúde, lazer, liberdade etc.

Mas quem definiu isso?


A Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi assinada em 10 de dezembro de 1948, quando diversos países se juntaram para fundar a Organização das Nações Unidas (ONU).

Após a 2ª Guerra Mundial, que acabou em 1945, os governos perceberam a importância de se criar um ambiente pacífico entre as nações. Nele, os cidadãos teriam direitos fundamentais e invioláveis para viver.

A DUDH tem 30 artigos. O primeiro é bem explicativo: “Todas as pessoas, mulheres e homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.

Os direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos são garantidos por meio de acordos e tratados internacionais assinados pelos países, assim como pela legislação interna de cada nação.


Direitos humanos: uma causa sua, nossa, de todos

É papel dos governos transformar os princípios dos direitos humanos em políticas públicas para seu cumprimento efetivo.

As empresas têm um grande potencial de incentivar o respeito aos direitos humanos, afinal, estão no meio de campo entre os governos e a sociedade.

Elas podem influenciar e investir em medidas práticas e devem garantir que as partes envolvidas façam valer esses direitos.

Quer entender como isso acontece com exemplos reais? Continue com a gente.


O compromisso público da Raízen com os direitos humanos

A sustentabilidade é parte fundamental da nossa estratégia.

Não é por acaso que integramos os aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança na gestão dos negócios, com foco em assegurar a gestão de riscos e oportunidades de investimento, a competitividade e a perenidade da companhia, gerando impacto positivo para nossos stakeholders.

A partir de uma robusta Agenda ESG (sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e de governança), a Raízen estruturou pilares que visam:

  1. melhorar nossa atuação responsável
  2. nos diferenciar no mercado
  3. fortalecer nossa reputação corporativa e nosso valor de marca empregadora
  4. ter acesso aos novos mercados e clientes
  5. gerir riscos socioambientais e de governança
  6. inovar na gestão dos processos, negócios, produtos e serviços
  7. fortalecer nossa empresa e a perenidade do nosso negócio

Nossos compromissos públicos para 2030 estão alinhados a 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um deles exclusivo para os direitos humanos.

Outro grande avanço foi a adesão da Raízen ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

O pacto serve para engajar o setor privado e mobilizar práticas de negócios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Para cumprir todos esses compromissos, é necessário criar metas específicas. Confira a seguir o que já fizemos e o que temos feito na empresa.


A transversalidade do tema de Direitos Humanos

Nós queremos mobilizar nossa operação e nossa cadeia de valor (com todos os stakeholders) para eliminar os riscos de violação aos direitos humanos e promover equidade e respeito às individualidades.

Dentro do nosso Plano Estratégico de Sustentabilidade, os direitos humanos compõem um tema transversal que se relaciona a diversas áreas da Raízen de forma específica. Como por exemplo:

  • Relações com entorno
  • Diversidade e inclusão
  • Compras sustentáveis
  • Uso da terra
  • Ética & Compliance

E o tema também está presente em nossas iniciativas:

  • Na Mão Certa
    Somos signatários do Pacto Empresarial Contra a Exploração de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras.
  • Movimento Mulher 360
    Integramos o movimento, ampliando a participação feminina no ambiente corporativo.
  • Prêmio Parceiro RAIZ
    Por meio do prêmio, reconhecemos boas práticas em nossa cadeia de fornecimento.
  • Elos Raízen
    Implementamos o programa para promover a melhoria contínua de nossos fornecedores de cana-de-açúcar.
  • Woman on Board
    Conquistamos o selo graças a diversidade em nosso Conselho de Administração.
  • ReduZa
    Com o ReduZa, buscamos gerir o nosso consumo de água por meio de boas práticas e redução do impacto nos recursos ligados às Gestão Hídrica.
  • Comunidades indígenas
    Temos como diretriz manter a proteção aos direitos das comunidades indígenas.
  • SOS Mata Atlântica
    Somos parceiros da SOS Mata Atlântica para reflorestamento de áreas de preservação permanente.

Por aqui dizemos que os Diretos Humanos são nossos! Os respeitando e incentivando nossos parceiros a fazer o mesmo, fortalecemos a ética, a sustentabilidade, a segurança em nossas operações e o crescimento de toda nossa gente.

Todas as medidas da Raízen ligadas à Direitos Humanos (e, praticamente, todos os dados anuais da empresa) - estão no nosso Relatório de Sustentabilidade. Acesse aqui!

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!