Tecnologia Ambiental

Soluções para operações agrícolas: melhoria do solo, matéria-prima sustentável e manutenção dos negócios

Por Ricardo Lopes, diretor de Agrícola da Raízen

Por: Ricardo Lopes Data: 11/10/2023 Tempo de leitura: 8 Minutos

O setor sucroenergético tem sido marcado por um cenário de crescimento e transformação. Na safra 2021/22, o valor da produção agrícola no Brasil atingiu o recorde de R$ 743,3 bilhões em 2021, um aumento de 58,6% em relação ao ano anterior.

A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a produção de açúcar e etanol do país, já tendo evoluído também para a geração de eletricidade e outros derivados. Seu conceito vem se adaptando com o tempo, mudando de usina canavieira para unidades produtivas e, mais recentemente, parques de bioenergia.

Uma das principais mudanças ocorridas no setor, porém, é o aprimoramento do manejo da cultura que, na busca por métodos de produção sustentáveis, vem investindo em novas práticas. Neste artigo, você vai conhecer as soluções atreladas à sustentabilidade e suas aplicações. Continue lendo.

 

Como equilibrar sustentabilidade e eficiência?

O incentivo à sustentabilidade e tecnologia no campo está se mostrando fundamental para favorecer o desempenho produtivo da cana-de-açúcar, reduzir custos e minimizar o impacto ambiental das operações.

Hoje, mais do que nunca, é preciso respeitar as características do solo e implantar métodos mais eficientes de conservação. Observando cada realidade produtiva, é possível definir o período ideal de corte das áreas e critérios varietais, operacionais e logísticos.

Uma abordagem sustentável da agricultura busca utilizar os recursos naturais de forma que, a partir dela, atividades como aplicação de defensivos agrícolas de irrigação e monitoramento de falhas no plantio, se tornem mais eficientes.

Conheça - Produção de açúcar: conheça suas etapas e como funciona na Raízen

 

Reaproveitamento: a solução para economia de recursos

O Brasil consome 8% de toda a produção mundial de defensivos agrícolas, avaliada em 55 milhões de toneladas, mas importa 85% do insumo usado pelo agronegócio, principalmente da Rússia. O país enfrenta o embargo econômico promovido pelos Estados Unidos, países da Europa ocidental e Japão, por conta da guerra na Ucrânia.

Atualmente, adubos feitos com resíduos da cana-de-açúcar ajudam a ampliar a produtividade e reduzir os impactos ambientais do cultivo de diversas matérias-primas. Na cana-de-açúcar, o uso de vinhaça e torta de filtro, principais resíduos da indústria sucroenergética, vem cada vez mais sendo intensificado.

A fim de reaproveitar a maior quantidade possível do que sobra nos canaviais, já existem sistemas que permitem a utilização da torta de filtro compostada, enriquecida com minerais e microrganismos.

Com esse adubo organomineral, é possível substituir a aplicação de fertilizantes de origem mineral e fóssil, tornando o manejo mais sustentável, já que reduz interferências químicas no solo.

 

Irrigação para a gestão de recursos hídricos

Num contexto em que é cada vez mais necessário garantir a eficiência no uso da água, a irrigação é um dos fatores que podem ajudar uma lavoura a alcançar o máximo de seu potencial produtivo.

O manejo da irrigação e a utilização de ferramentas como dados de estações meteorológicas, instalações de sensores de solo e manutenções preventivas para evitar eventuais vazamentos, podem influenciar em até 30% a redução no consumo total de água nos canaviais.

A exemplo disso, a estimativa é que as áreas irrigadas por gotejamento produzam, em média, cerca de 40 toneladas de cana a mais em comparação com a lavoura de sequeiro. Isso sem contar a maior longevidade – tempo de permanência da cultura em campo – que pode durar até cinco anos a mais. O gotejamento, método de irrigação mais utilizado, se comparado a outros procedimentos (superfície, micro aspersão ou convencional), ganha espaço porque tem como vantagem a redução do consumo de água.

Por meio do aumento de produtividade, uso racional da água e baixo consumo de energia elétrica, a irrigação ajuda a otimizar custos para produzir mais toneladas de cana, assim como elevar a eficiência nos processos.

Leia também - Como funciona a segurança energética no Brasil e no mundo

 

Exemplos de soluções biológicas e tecnológicas no cultivo da cana-de-açúcar

Em termos de otimização de recursos e benefícios sustentáveis para a cadeia da cana-de-açúcar, há, ainda, o controle biológico, que regula a população de organismos vivos que causam danos à cultura.

A solução é uma estratégia viável, eficiente e de baixo custo, especialmente para os dois tipos de pragas que mais atacam a cana-de-açúcar: a broca e a cigarrinha-das-raízes, que podem devastar canaviais inteiros.

As principais formas para eliminar este tipo de praga são por meio do controle químico e biológico. Hoje já é possível distribuir moscas predadoras nos canaviais dentro de cápsulas biodegradáveis lançadas por drones, minimizando o impacto causado ao solo, ao meio ambiente e à plantação.

Outras muitas soluções se destacam: ampliação do uso da vinhaça, que otimiza o uso dos recursos hídricos e insumos agrícolas; a rotação de culturas, com a alternância planejada em uma mesma área; os corretivos, que permitem equilíbrio do pH do solo e absorção de nutrientes para as culturas; bioestimulantes, prática de manejo que pode incentivar a produtividade dos canaviais se aliada à manutenção fisiológica da cana, entre outros benefícios.

O setor sucroenergético se posiciona de maneira estratégica diante da demanda crescente por fontes de energia alternativas ao petróleo e derivados, mas para produzir outros produtos, é necessária uma cana de qualidade.

Agregar implementos e tecnologia de ponta é importante, mas o que garantirá maior eficiência e determinará o desenvolvimento de novas soluções é alcançar os “três dígitos”, ou uma média de cinco cortes acima de 100 t/ha na cana.

Sobretudo, realizamos as operações com o foco na produção, sem esquecer a importância da manutenção dos recursos produtivos.

Por que buscamos soluções positivas para as pessoas, organizações, empresas e focadas na preservação de recursos naturais? Entenda a importância da sustentabilidade ambiental.

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!