Sustentabilidade Tecnologia Governança Social Ambiental

Desenvolvimento sustentável: boas práticas para empresas

Manter a produtividade com responsabilidade socioambiental é um desafio, mas as soluções sustentáveis também trazem benefícios para os negócios.

Por: Times de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Raízen Data: 15/09/2023 Tempo de leitura: 16 Minutos

Mais do que uma prática necessária, o desenvolvimento sustentável é um desafio em comum para toda a sociedade.

Cada vez mais, diferentes setores da economia – como empresas, governos, centros de pesquisa e organizações – se reúnem para buscar soluções que incentivem o desenvolvimento sustentável. 

De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), criada pela ONU, é necessário atender às necessidades da sociedade no momento atual sem limitar a disponibilidade de recursos para as gerações futuras. 

O desafio, então, segue sendo a busca por soluções que nos façam atingir o equilíbrio, já que a produtividade não pode parar. Isso porque é necessário manter atividades econômicas essenciais, como a produção e venda de alimentos, transportes, construção de novos empreendimentos e mais. 

E qual é a responsabilidade do segundo setor nessa jornada? Afinal, mesmo um pequeno empreendimento consome água e energia, utiliza matéria-prima e produz resíduos que geram impactos socioambientais.

Neste artigo, você vai conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, entender a urgência de utilizar os recursos naturais de forma consciente e aprender como transformar boas práticas em impacto positivo para a sociedade. Continue com a gente. 

 

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas estabelecidas pela ONU para enfrentar desafios globais até 2030. 

Esses objetivos passaram a ser adotados por volta de setembro de 2015, servindo de base para políticas públicas, projetos sociais e compromissos de diversos setores da economia, incluindo empresas, poder público, organizações sem fins financeiros, entre outros.

A intenção dos ODS é discutir alternativas e soluções para inúmeros desafios socioambientais, como o combate à pobreza, à desigualdade, às mudanças climáticas, à degradação ambiental, à fome e à falta de acesso a serviços básicos. 

Confira a lista completa dos ODS

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento 
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água 
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

De acordo com o Pacto Global, os ODS mais aplicados na agenda de empresas são: 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 5 (Igualdade de gênero), 3 (Saúde e bem-estar) e 12 (Consumo e produção responsáveis). Entre os compromissos da agenda de sustentabilidade da Raízen, aplicamos pelo menos 15 dos 17 ODS. 

De acordo com o Relatório United Nations Global Compact Progress Report 2019, para que mais Objetivos possam ser aplicados à estratégia de negócio das empresas, ainda são necessárias soluções para a cadeia de fornecimento. 

É preciso manter todos os atores envolvidos cientes da importância da gestão de riscos socioambientais de suas atividades, especialmente porque essa gestão influencia o nível de competitividade e o apoio de investidores e do governo. 

Leia também – Qual é a importância da sustentabilidade ambiental?

 

Qual é a importância do desenvolvimento sustentável para as empresas?

Além dos ODS, diferentes empresas têm aderido a outros sistemas e métodos para promover o desenvolvimento sustentável, como as práticas ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança em português). 

A Raízen desenvolveu a Agenda ESG, sendo inclusive uma das primeiras empresas do mundo a conquistar o selo Bonsucro, certificação global de sustentabilidade na cadeia de valor da cana-de-açúcar

A responsabilidade social, inclusive, faz parte dos pilares do desenvolvimento sustentável em uma empresa. Ao considerar os impactos causados por suas atividades, o empreendimento precisa se responsabilizar pelo entorno. 

Como exemplo de impactos negativos e positivos, podemos citar: a poluição sonora, visual, o fluxo de veículos, a abertura de novos comércios e o estímulo econômico da comunidade do entorno.

Todas essas ações podem ter consequências, positivas e negativas, na qualidade de vida das pessoas que moram no entorno de uma empresa. Cabe ao negócio estabelecer uma linha direta de comunicação com os habitantes e mostrar seu comprometimento com o bem-estar daquela comunidade. 

Gerenciar riscos ambientais também está englobado no desenvolvimento sustentável. Uma empresa que realiza a gestão de riscos antes de começar suas operações compreende as especificidades daquele ecossistema, contribui com a conservação e diminui as chances de receber multas ou ter a sua reputação comprometida. 

Articular os critérios de sustentabilidade na estratégia de negócio de uma empresa é fundamental para a promoção de um desenvolvimento sustentável.

Além de garantir maior eficiência de produção, diminuir o desperdício de recursos naturais, estimular a inovação e gerar empregos, ainda atende à demanda de mercados, clientes e demais stakeholders.

Investidores do mundo todo estão atentos aos desafios globais que devem ser alcançados até 2030. Por isso, têm dado preferência para empresas sustentáveis e comprometidas com a solução desses desafios. 

Algumas políticas públicas também abrem mais espaço para empresas bem posicionadas em relação ao meio ambiente, como subsídios e apoios. 

Saiba mais – Energia renovável: um guia para você ficar por dentro do assunto

 

Conheça os pilares do desenvolvimento sustentável

Existem 3 pilares que são imprescindíveis para que uma empresa seja considerada sustentável. 

Confira quais são esses pilares e às quais iniciativas se referem: 

Pilar Social: promove o bem-estar humano, a igualdade, a justiça social e a qualidade de vida. São ações voltadas aos direitos humanos, à erradicação da pobreza, ao acesso à educação, à saúde, à segurança e à participação democrática. Também abrangem a igualdade de gênero, a inclusão, o empoderamento das comunidades e a garantia de condições de vida dignas.

Pilar Ambiental: promove a conservação e proteção do meio ambiente, da biodiversidade, dos recursos naturais e dos ecossistemas. Envolve a adoção de práticas sustentáveis para mitigar os impactos negativos causados pelas atividades humanas. Alguns exemplos são o uso consciente de recursos finitos, a redução da emissão de poluentes como os GEEs, a conservação da fauna e flora, a gestão adequada dos resíduos e o uso de energias renováveis. 

Pilar Econômico: é a parte do desenvolvimento que busca conciliar o crescimento econômico com a conservação dos recursos naturais e a equidade social. Busca fortalecer uma economia inclusiva e sustentável, com geração de empregos, avanços na inovação, estímulo à eficiência energética, à produção e ao consumo responsável. 

Para que o desenvolvimento sustentável funcione, esses 3 pilares precisam coexistir. 

 

 

 

Qual é a relação entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável?

Em termos gerais, a sustentabilidade é a teoria e o desenvolvimento sustentável é a prática. Algo é sustentável quando existe o equilíbrio entre sanar as necessidades de consumo e produtividade, sem comprometer os recursos futuros ou impactar negativamente as pessoas, a economia e o meio ambiente, trazendo soluções inovativas e que gerem retorno financeiro no médio e longo prazo. 

Portanto, se desenvolver com sustentabilidade é ter a capacidade de crescer no pilar econômico sem prejudicar os pilares social e ambiental. É expandir visando a equidade de oportunidades, a qualidade de vida e escolhendo alternativas renováveis disruptivas e diversas. 

Não existe desenvolvimento sustentável sem a adoção de práticas sustentáveis. Se uma empresa, por exemplo, desmata uma área antes sem se preocupar com a recuperação desse ecossistema, em algum momento ela perderá toda a sua produtividade por escassez de recursos. Ao mesmo tempo, se a realidade é de desigualdade social, um grupo de pessoas não terá acesso ao consumo, o que também afeta os negócios. 

Essa relação vale para todas as áreas, por isso, estimular a adoção de tecnologias limpas e eficientes, fazer uso consciente dos recursos naturais e promover a equidade são princípios básicos para o verdadeiro desenvolvimento. 

Para aprofundar - Pegada de carbono: tire suas principais dúvidas sobre o assunto!

 

Exemplos de desenvolvimento sustentável aplicado nas empresas

Nas últimas décadas, com a urgência de enfrentar os impactos causados pelos efeitos das mudanças climáticas e cumprir acordos internacionais, empresas têm buscado cada vez mais adotar práticas sustentáveis em seus negócios.

Migrar para fontes de energia renováveis é uma alternativa para um desenvolvimento mais sustentável. Muitos negócios têm investido em instalações de energia solar própria, ou contratado serviços como o de Geração Distribuída da Raízen Power. Nesse caso, além de usar uma fonte energética limpa, o contratante está assegurado de que essa energia é realmente renovável, certificada por IREC (sigla em inglês para Certificados de Energia Renovável).

 

Ao pensar em alternativas renováveis em substituição a combustíveis fósseis, as empresas diminuem suas emissões de gases do efeito estufa (GEEs), contribuindo com a promoção de um desenvolvimento sustentável e a geração de valor e reputação no mercado. 

Além da energia solar, o biogás gerado a partir de resíduos orgânicos também tem sido cada vez mais usado como uma fonte limpa. A Raízen não somente produz o próprio biogás com o remanescente da produção de cana-de-açúcar, como usa em suas operações e comercializa para outros negócios. 

As empresas também podem implementar programas de reciclagem e redução de descarte, conscientizando os colaboradores sobre a separação de materiais. Com a digitalização, já é possível manter as atividades sem usar papel, com documentos e contratos virtuais. Para evitar o excesso de plástico e reforçar a participação do time, um caminho simples é oferecer canecas reutilizáveis e garrafas, além de disponibilizar lixeiras com instruções. 

Pequenas medidas como essas são importantes, porém vale destacar que alguns setores de um negócio podem gerar mais impacto socioambiental.

O transporte, por exemplo, é um dos principais responsáveis pelas emissões de GEEs devido à queima de combustíveis fósseis, como diesel e gasolina. Ao adotar veículos elétricos, híbridos ou criar soluções a partir de fontes renováveis, a empresa se destaca em inovação, eficiência e sustentabilidade.

Recentemente, a Raízen renovou sua frota e maquinários agrícolas para tornar a operação ainda mais econômica e sustentável, já que os novos veículos consomem até 40% menos combustível. 

Além disso, investimos em tecnologia para criação de biocombustíveis como o etanol, etanol de segunda geração, SAF – Sustainable Aviation Fuel e bio bunker para a navegação, tornando outros negócios mais sustentáveis. 

A responsabilidade social também é uma prática de desenvolvimento sustentável. Ações voltadas para o bem-estar das comunidades são maneiras de contribuir e transformar realidades. Com projetos de educação, lazer, segurança e saúde, os habitantes se conectam ao negócio, conhecem novas possibilidades e podem levar uma vida melhor. 

Todas essas ações demonstram o comprometimento das empresas em conciliar seus interesses econômicos com a conservação do meio ambiente e o bem-estar social.

 

Projetos de desenvolvimento sustentável da Raízen para se inspirar

Além de ser reconhecida por protagonizar a transição energética e como uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar do mundo, a Raízen desempenha um papel socioambiental e de governança de extrema relevância. 

Na prática, estabelecemos o desenvolvimento sustentável nos territórios em que atuamos de forma segura, respeitosa e transparente. Esse posicionamento está integrado à nossa estratégia de negócio, possibilitando novas oportunidades para a população local e mais protagonismo para as pessoas.

Com nossa recente adesão ao Pacto Global da ONU, enfatizamos que estamos conectados com as principais iniciativas de desenvolvimento sustentável do mundo. Você pode conferir todos os compromissos públicos da Raízen aqui. 

Também nos preocupamos com nossa cadeia de fornecimento e reconhecemos os fornecedores que têm as melhores práticas socioambientais com o Prêmio Parceiro Raiz. Essa é mais uma maneira de elevar a temática ESG e fortalecer os ODS. 

Com o Programa Elo, engajamos o comportamento sustentável entre nossos fornecedores de cana. A partir dessa conexão com nossos parceiros, promovemos a responsabilidade econômica, ambiental e o respeito indiscutíveis aos direitos humanos e trabalhistas.

Como um programa pioneiro e único no mundo, o Elo é alinhado à certificação Bonsucro, um atestado de melhoria contínua dos fornecedores de cana. É um programa com raiz no desenvolvimento sustentável, influente no meio agro e, acima de tudo, transformador. 

 

Para garantir o desenvolvimento sustentável, é preciso garantir um abastecimento de energia limpa, eficiente e segura. Entenda como funciona a segurança energética no Brasil e no mundo.

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!